Notícias e Eventos / LISTA DE EVENTOS
VISITA DE ESTUDO - MUSEU DE SERRALVES E EXPOSIÇÃO AALTO
Data: 28.11.2025Local: MUSEU DE SERRALVES
Visita de Estudo
Museu de Serralves e Exposição AALTO
28 de novembro
8H00 - 14H00
A visita de estudo decorre no âmbito da unidade curricular "Arquitetura I", do curso de Arquitetura e será orientada pela equipa do Serviço Educativo do Museu de Serralves
Objetivos da visita ao Museu:
- Analisar e dar a conhecer uma das obras de Álvaro Siza Vieira;
- Compreender a relação entre arquitetura e paisagem por meio da articulação do edifício com o Parque de Serralves;
- Avaliar como os espaços expositivos foram concebidos para servir a arte contemporânea;
- Desenvolver o olhar crítico e incentivar os estudantes a desenhar, fotografar e registar elementos arquitetónicos, promovendo a observação atenta e a capacidade de análise espacial.
Objetivos da Exposição AALTO:
- Conhecer o pensamento e os projetos de um dos mestres da arquitetura moderna, com enfoque na sua abordagem humanista e funcional;
- Observar como Aalto articulava arquitetura, mobiliário e objetos do quotidiano, promovendo uma visão holística do espaço habitado;
- Analisar como Aalto incorporava elementos naturais nos seus projetos, promovendo uma arquitetura sustentável e sensível ao ambiente;
- Estimular os alunos a refletir sobre o papel social e cultural da arquitetura.
Agendada para as 10H30, os estudantes do 1º ano devem encontrar-se junto à sala de aula, seguindo a pé até ao Museu com os respetivos docentes.
O bilhete adquirido (2,20€ cada) dá acesso livre ao Parque e à Casa do Cinema Manoel de Oliveira, locais que os estudantes vão, também, visitar.
Coordenação: Prof.ª Maria Alves; Prof. José Godinho; Prof. João Paulo Rapagão; Prof. Bruno Marques
Faculdade de Arquitetura e Artes
WEBINAR - A PHDA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: OPORTUNIDADES & DESAFIOS
Data: 28.11.2025Local: UNIVERSIDADE LUSÍADA - PORTO
Webinar - A PHDA em estudantes universitários: Oportunidades & Desafios
28 de novembro
14H30 - 16H00
Online
O Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada promove um Webinar sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no contexto do ensino superior, abordando tanto as dificuldades académicas e emocionais frequentemente associadas, como as estratégias de apoio e desenvolvimento de competências que favorecem o sucesso académico destes/as estudantes.
O presente webinar pretende, assim, promover o conhecimento, a empatia e a inclusão, bem como divulgar recursos e boas práticas que contribuam para o sucesso académico e bem-estar psicológico.
INSCRIÇÕES AQUI
Objetivos:
- Sensibilizar a comunidade académica para as características e desafios associados à PHDA no contexto universitário;
- Promover a compreensão das implicações da PHDA no desempenho académico, na gestão do tempo, na motivação e na regulação emocional do/as estudantes;
- Divulgar estratégias e recursos de apoio psicológico e pedagógico que favoreçam a adaptação e o sucesso dos/as estudantes com PHDA no ensino superior.
Inscrições e outras informações disponíveis brevemente.
Organização: Prof.ª Doutora Ana Meireles; Dr.ª Rute Rocha; Dr.ª Vera Pinto
Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada (SABES.UL)
AULA ABERTA - INTERVENÇAÕ DIGITAL PARA A INSÓNIA EM SOBREVIVENTES DE CANCRO: PROGRAMA ONCOSLEEP
Data: 04.12.2025Local: SALA 304
Aula Aberta
Intervenção digital para a insónia em sobreviventes de cancro: o programa OncoSleep
4 de dezembro
20H00 - 21H00
Sala 304
Formato Online
No âmbito da unidade curricular Questões Aprofundadas II, do Doutoramento em Psicologia Aplicada, a aula aberta realiza-se com a participação da Prof.ª Doutora Maria Inês Clara, investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, e da School of Nursing and Midwifery, University College Cork.
Esta sessão pretende apresentar os resultados da sua Dissertação de Mestrado, que incidiu numa Intervenção digital para a insónia em sobreviventes de cancro: o programa OncoSleep. Esta aula permitirá ainda desenvolver competências críticas sobre abordagens metodológicas recentes, avaliar implicações éticas e sociais de novas tecnologias na área, discutindo desafios metodológicos, éticos, tecnológicos e clínicos.
Objetivos:
- Compreensão da relevância da insónia como problema clínico em sobreviventes de cancro;
- A exploração da Terapia Cognitivo-Comportamental para Insónia (TCC-I) como padrão-ouro e sua adaptação digital;
- Analisar o programa OncoSleep como caso prático de intervenção digital baseada em evidências.
Coordenação: Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Oradora: Prof.ª Doutora Maria Inês Clara
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC);
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra;
School of Nursing and Midwifery, University College Cork
TOMADA DE POSSE DA AAULP
Data: 05.12.2025Local: AULA MAGNA
TOMADA DE POSSE DA AAULP
5 DEZEMBRO 2025
11H
AULA MAGNA
Terá lugar, no dia 5 de dezembro, pelas 11h00, na Aula Magna,a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade Lusíada, no Porto.
WORKSHOP: GESTÃO DE ANSIEDADE FACE AOS EXAMES
Data: 05.12.2025Local: UNIVERSIDADE LUSÍADA
Workshop
Gestão de ansiedade face aos exames
5 de dezembro 2025
14H30 - 16H00
Online
O workshop, organizado pelo Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada (SABES.UL), pretende ajudar os/as estudantes a reconhecer sinais de ansiedade, compreender o seu impacto e desenvolver estratégias eficazes de autorregulação emocional e preparação para os exames.
A ansiedade é uma resposta natural perante situações de maior exigência, mas quando se torna excessiva pode interferir com a concentração, a memória e a autoconfiança, influenciando negativamente o desempenho.
INSCRIÇÕES AQUI
Objetivos:
- Sensibilizar os/as estudantes para os fatores psicológicos e comportamentais que influenciam a ansiedade em contexto de avaliação;
- Promover o autoconhecimento e a identificação dos sinais físicos, cognitivos e emocionais da ansiedade;
- Promover estratégias de autorregulação emocional;
- Reforçar o papel do autocuidado e do equilíbrio entre bem-estar e sucesso académico.
Coordenação:
- Prof.ª Doutora Ana Meireles - Instituto de Psicologia e Ciências da Educação + SABES.UL
- Dr.ª Rute Rocha - SABES.UL
- Dr.ª Vera Pinto - SABES.UL
SEMINÁRIO: "PAUSAS REPARADORAS"
Data: 09.12.2025 a 16.06.2026Local: SALA 304
Seminário: "Pausas Reparadoras"
9 de dezembro de 2025 a 16 de junho de 2026
13H30 - 14H00
Sala 304
As “Pausas Reparadoras” são um ciclo de 7 seminários práticos de 30 minutos, realizados uma vez por mês, durante o período letivo, dirigidos à comunidade académica.
O objetivo é proporcionar momentos de descanso, relaxamento e autocuidado que contribuam para o equilíbrio emocional, mental e físico dos/as estudantes. Estes seminários permitirão desenvolver estratégias de gestão do stress, promoção do bem-estar e desenvolvimento pessoal. Através de práticas simples, como respiração consciente, relaxamento, meditação, exercícios de atenção plena, grounding e reflexão guiada, os/as participantes poderão aprender várias estratégias de promoção de bem-estar e saúde mental. Mais do que momentos de descanso, as “Pausas Reparadoras” são um espaço de aprendizagem e prevenção em saúde mental. O ciclo cobre diferentes temáticas, desde estratégias de autocuidado, gestão da ansiedade e melhoria dos relacionamentos interpessoais, privilegiando uma abordagem prática.
Datas e títulos das sessões
09.12 - Desligar o Piloto Automático
13.01 - Respiração Consciente
10.02 - Corpo e Mente em Movimento
10.03 - Reconhecer e Aceitar Emoções
14.04 - Observar os Pensamentos
15.05 - Relacionamentos Interpessoais Saudáveis
16.06 - A Importância da Gratidão
Objetivos:
- Desenvolver estratégias de promoção de bem-estar e saúde em estudantes Promover a adoção de estratégias práticas de autocuidado;
- Contribuir para a prevenção e gestão do stress e da ansiedade;
- Contribuir positivamente para o desempenho académico.
Coordenação: SABES.UL
Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada
AULA ABERTA - DO EXCLUSIVO AO POPULAR: ESTRATÉGIAS DE BRANDING NA ERA MASSTIGE
Data: 11.12.2025Local: SALA 106
Aula Aberta
Do Exclusivo ao Popular: Estratégias de Branding na Era Masstige
11 de dezembro
sala 106
14H00 - 15H00
Presencial
A aula aberta decorre no âmbito da unidade curricular de Publicidade e Mercados, do 2º ano do curso de Marketing.
Nesta aula aberta, os estudantes têm a oportunidade de explorar o mundo do branding e mergulhar no conceito emergente de masstige marketing, uma ponte entre o luxo e o consumo de massa.
Com a orientação da Prof. Doutora Helena Nobre, reconhecida especialista em luxury e masstige branding e investigadora do centro GOVCOPP da Universidade de Aveiro, a sessão combina fundamentos teóricos com exemplos práticos do mercado atual. Os participantes vão aprender como as marcas constroem valor, identidade e desejo — e como o conceito de masstige redefine as fronteiras entre exclusividade e acessibilidade.
Objetivos:
- Compreender os princípios fundamentais do branding e sua importância estratégica no marketing e na publicidade;
- Definir e discutir o conceito de masstige, entendendo as suas origens e relevância no contexto contemporâneo;
- Identificar estratégias de aplicação prática do masstige marketing em diferentes setores e tipos de marca;
- Analisar casos reais de marcas que combinam prestígio e mass appeal com sucesso;
- Refletir sobre o papel do branding na criação de valor emocional e percecionado para os consumidores.
Coordenação: Prof.ª Doutora Vanda Veréb
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Oradora: Prof.ª Doutora Helena Nobre
Universidade de Averio
MESA-REDONDA: "TRUMP E O SISTEMA MULTILATERAL: DESAFIOS À MEDIAÇÃO INTERNACIONAL"
Data: 11.12.2025Local: SALA 105
Mesa-redonda
"Trump e o Sistema Multilateral: Desafios à Mediação Internacional"
11 de dezembro
13H00 - 18H00
Sala 105
Presencial
A Mesa-redonda pretende proporcionar um momento de análise em relação à política externa de Donald Trump e como esta desafia as bases da cooperação global e da diplomacia multilateral. Marcado pelo lema “America First”, o período evidencia tensões entre unilateralismo e multilateralismo, colocando em causa o papel de instituições como a ONU, a OMC e o Acordo de Paris.
A simulação propõe discutir os impactos dessa postura na mediação internacional, explorando como o afastamento dos EUA de compromissos multilaterais afetou a estabilidade global, o diálogo entre Estados e a legitimidade das organizações internacionais.
Objetivos:
- Procura-se refletir sobre a capacidade, do sistema multilateral, de resistir a pressões nacionalistas e de adaptar-se a novas dinâmicas de poder.
Cada participante representa um país e deve:
- Analisar o impacto da política “America First” no sistema multilateral;
- Discutir as respostas dos Estados ao enfraquecimento da cooperação internacional;
- Simular negociações e mediações entre países diante de tensões globais;
- Propor formas de reforçar ou reformar o multilateralismo atual.
Coordenação:
- Núcleo Cultural da Juventude Euro Atlântica de Portugal (NCJEAP)
- Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais do Porto (NERIP)
PROCESSOS TRANSDIAGNÓSTICOS NA RELAÇÃO ENTRE REGULAÇÃO EMOCIONAL E PSICOPAROLOGIA ALIMENTAR
Data: 11.12.2025Local: SALA 304
Aula Aberta
Processos transdiagnósticos na relação entre regulação emocional e psicopatologia alimentar
11 de dezembro
19H00 - 21H00
Sala 304
Presencial
No âmbito da unidade curricular Questões Aprofundadas II, do Doutoramente em Psicologia Aplicada, a aula aberta convida a Prof.ª Doutora Tânia Rodrigues, Psicóloga Clínica, Investigadora e Professora de Psicologia do Instituto Piaget - ISEIT de Viseu, para apresentar os resultados, e as implicações teórico-práticas, clinicas e de investigação da sua Dissertação de Doutoramento.
Destaca-se a relevância deste tema na compreensão e intervenção das psicopatologias alimentares num contexto contemporâneo marcado por desafios crescentes à saúde mental.
Objetivos:
- Compreender como processos transdiagnósticos, especialmente aqueles relacionados à regulação emocional, contribuem para o desenvolvimento e manutenção de psicopatologias alimentares;
- Analisar de que forma os processos transdiagnósticos relacionados à regulação emocional influenciam a ocorrência e manutenção de psicopatologias alimentares, identificando padrões comuns e mecanismos subjacentes que possam orientar intervenções psicológicas mais eficazes
Coordenação: Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Oradora: Prof.ª Doutora Tânia Rodrigues
Psicóloga Clínica
Investigadora e Professora de Psicologia do Instituto Piaget - ISEIT de Viseu
FEIRA DE POSTERS - "ENTRE A FICÇÃO E A PSICOLOGIA: QUANDO A CIÊNCIA OBSERVA O ECRÃ"
Data: 15.12.2025Local: ÁTRIO PISO 2
Exposição
Feira de Posters - "Entre a Ficção e a Psicologia: Quando a Ciência Observa o Ecrã"
15 de dezembro de 2025
Átrio do Piso 2
9H00-11H00
Feira de posters científicos no âmbito da Unidades Curriculares de Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e Métodos de Investigação em Psicologia da Educação, do curso de Psicolgia.
Organizados em grupos de trabalho, os estudantes exploraram a interseção entre a ficção audiovisual e a ciência psicológica, transformando o olhar crítico sobre séries e filmes em investigação aplicada. Escolheram produções cinematográficas internacionais e, a partir delas, formularam questões de investigação com relevância para a psicologia clínica e psicologia da educação.
Com o apoio de ferramentas de inteligência artificial e o recurso a bases de dados simuladas, os grupos problematizaram fenómenos psicológicos, testaram hipóteses e realizaram análises estatísticas, traduzindo a observação da ficção em reflexão científica.
Objetivos:
- Celebrar a integração entre criatividade, tecnologia e rigor metodológico, num exercício que aproxima a investigação da vida real e da cultura contemporânea;
- Estimular a formulação de questões de investigação com base em contextos narrativos de séries e filmes;
- Desenvolver competências de investigação aplicada, desde a conceptualização teórica até à análise estatística;
- Fomentar a comunicação científica e a capacidade de traduzir resultados em linguagem acessível e visualmente apelativa.
Organização:
Prof.ª Doutora Sofia Marques Ramalho
Instituto de Psicologia e Ciência da Educação (IPCE)

