Notícias e Eventos / LISTA DE EVENTOS

 


"Assim Falava..."
2ª sessão
Brevemente...

 

COLÓQUIO
SALVAR O PLANETA COM ESTILO!
SUSTENTABILIDADE. MODA. IMAGEM PESSOAL. RETALHO
23 DE FEVEREIRO
14/18 HORAS
FORMATO HÍBRIDO


O motor da Moda é o estilo dado que, de acordo com inúmeros estudos científicos a principal razão de compra é o “fit”, o assentar bem. Ninguém compra roupa ou acessórios para piorar a sua apresentação pessoal, para se sentir mal ou ser excluído socialmente, pelo contrário o grande motor da Moda é a sua influência na confiança que incute a cada um e a sua importante contribuição para os processos de interação em grupos, comunidades, na sociedade em geral.


A Moda é, no entanto, dos setores que mais contribui para a devastação dos recursos naturais do planeta. Muitas das fibras utilizadas são baseadas no petróleo, não são nem biodegradáveis, e nem sempre recicláveis. A sustentabilidade ambiental da indústria do couro e calçado é muitas vezes questionada. O crescimento do comércio online tem vindo a contribuir para o aumento de consumo de embalagens e de transportes, com uma importante percentagem de devoluções, o que por si só contribui também para o aumento da falta de sustentabilidade no setor.


A Comissão Europeia tem vindo a assumir importantes compromissos no sentido de tornar a União Europeia um modelo em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica. O Pacto Ecológico, a adesão aos princípios da Economia Circular, a preparação em curso de novas regras, a entrar em vigor já em março de 2022, levantam importantes questões à fileira Moda e a cada um de nós, enquanto cidadãos.


Pela relevância que o setor Moda assume no mundo, em Portugal e na vida de cada um, é urgente uma reflexão sobre os temas propostos neste evento híbrido, que terá lugar na tarde do próximo dia 23 de fevereiro, entre as 14 e as 18 horas a partir da Aula Magna, no “campus” da Universidade Lusíada, no Porto.


Convidamo-lo não só a assistir, mas a participar ativamente na defesa do planeta, fazendo-o com responsabilidade e com estilo!


Serão assegurados serviços de tradução simultânea português/inglês e inglês/português


Este colóquio tem como destinatários toda a comunidade escolar, científica e profissional
Estudantes, Docentes e Funcionários da Universidade Lusíada (3 campi), bem como estudantes e docentes de outras instituições do ensino superior com cursos na área da Moda, Empresários e Gestores de empresas de Moda.


 


PROGRAMA


14 horas
Receção de participantes, secretariado presencial e secretariado virtual


14h15
Abertura do Colóquio por Representante da Universidade/Diretora da FCEE e Coordenadora da Linha de Investigação sobre Sustentabilidade, Professora Doutora Elizabeth Real


PAINEL – IMAGEM CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE


14h30 - 16h15
MODA - Comunicar Identidade e Valores


Apresentação de fundamentos científicos sobre o que e como a Moda comunica sobre a pessoa e grupo/s sociais a que pertence. A defesa da sustentabilidade neste processo de comunicação.


Profª. Doutora Isabel Cantista – Universidade Lusíada/COMEGI


A apresentação pessoal no mundo do trabalho. A imagem corporativa e a imagem dos principais Representantes da Empresa: Administradores e Executivos. A influência do setor de atividade nos códigos de apresentação. A criação de valor através da colaboração entre marcas, retalho, empresas e consumidores e a sustentabilidade e como medir esse valor.


Dra Lula Kiah - CEO da Style Innovators, Inc. (NY, Chicago, Denver – EUA)


- Período de perguntas e respostas-


16h15
Pequeno intervalo


PAINEL – IMAGEM PESSOAL E CONSUMO RESPONSÁVEL


16h30 - 17h45
O Impacto do Sector Moda no Modelo de Desenvolvimento Sustentável


Apresentação dos dados mais recentes sobre o impacto da fileira Moda do ponto de vista ambiental e social. Os custos da insustentabilidade no mundo da Moda. O modelo da economia circular, da sustentabilidade. Os objetivos políticos e as metas económicas. O novo modelo económico para o século 21.


Profª. Doutora Erika Laranjeira – Universidade Lusíada/COMEGI


Apresentação do conceito guarda-roupa cápsula: como fazer mais com menos. Saber escolher, saber decidir responsavelmente. Assegurar a contribuição pessoal para o desenvolvimento de uma economia circular e mais sustentável. Apresentação do conceito “Wonder wardrobe” pela sua criadora.


Dra Daria Andronescu – Fundadora e CEO da Wonder Wardrobe


Período de perguntas e respostas


17h45
Encerramento do Colóquio – Representante do Governo/Representante da Universidade


 


Organização:
Prof. Doutora Isabel Cantista


 


Este evento é sujeito a inscrição prévia. A inscrição deve ser feita online (mais informações a partir de 01 de fevereiro).
Será emitido Certificado Digital a todos os participantes.


Preço de inscrição presencial (com número limitado para cumprir diretrizes sanitárias)
Investigadores/Docentes/Funcionários Universidade Lusíada: 40 euros
Profissionais do sector Moda (associados ATP, APICCAPS, AORP, ANIVEC e Centros Tecnológicos): 40 euros
Estudantes da Universidade Lusíada (qualquer nível de graduação): 20 euros
Investigadores/Docentes/Funcionários de outras universidades ou instituições de ensino superior: 50 euros
Estudantes de qualquer outra Universidade ou Estabelecimento de ensino superior (qualquer nível de graduação): 30 euros


Preço de inscrição virtual
Investigadores/Docentes/ Profissionais do sector Moda (associados ATP, APICCAPS, AORP, ANIVEC e Centros Tecnológicos): 25 euros
Estudantes do Ensino Superior: 10 euros


 


Apresentação de Oradoras


Isabel Cantista
Isabel Cantista tem o doutoramento em Gestão de Empresas pela Universidade de Sheffield (GB) e é Professora Associada na Universidade Lusíada no Porto, lecionando nas áreas de Inovação e de Marketing. É Investigadora no COMEGI – Centro de Investigação da Universidade Lusíada. Tem vindo a desenvolver investigação sobre a fileira Moda com ênfase na inovação e sustentabilidade, tendo publicado livros e proferido conferências nas suas áreas de investigação em Portugal e no estrangeiro.


Isabel Cantista é também Professora Convidada no ISEM Fashion Business School (Universidade de Navarra), em Madrid, onde leciona Inovação na Moda no Máster Executivo de Negócios de Moda. Este Máster é lecionado em inglês e atrai jovens profissionais provenientes de vários países do mundo. Antes de fazer o seu doutoramento na Universidade de Sheffield, Isabel Cantista desempenhou funções de Direção e Alta Direção no Grupo Sonae durante catorze anos, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e projetos.


 


Lula Kiah
Lula Kiah desenvolveu a sua carreira nos Estados Unidos na área da Banca, sendo graduada em Gestão de Empresas, com especialização em Finanças. Em 2001, apercebendo-se do impacto que a imagem pessoal tem no desenvolvimento pessoal e profissional, deixou a Banca, tendo fundado a empresa Style Innovators. Esta empresa tem escritórios em Nova Iorque, Chicago e Denver sendo uma especialista na área de imagem “corporate”, onde se procura para além do estilo pessoal assegurar que executivos, bem como políticos e celebridades, desenvolvam “soft skills”, que os levem a representar condignamente a sua marca. Esta representação abrange ainda o marketing digital pessoal: redes sociais, PodCasts, etc. A Style Innovators faz ainda formação credenciada de Consultoras de Moda, nos EUA e em muitos outros países na Europa, Ásia e Américas, em formato presencial e/ou híbrido.


Lula Kiah goza de grande prestígio internacional sendo Consultora em muitas das 500 maiores empresas do mundo, de acordo com a revista Fortune.


A Style Innovators desenvolveu um modelo financeiro, através do qual demonstra aos seus clientes, como as escolhas de Moda podem influenciar de forma positiva a sustentabilidade.


Erika Laranjeira
Erika Laranjeira é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2007, e Doutorada em Economia pela mesma Universidade em 2014. Após o seu doutoramento, Erika assumiu as funções de Professora Auxiliar na Universidade Lusíada no Porto e em Famalicão, lecionando Unidades Curriculares relacionadas com a área da Economia. É investigadora do COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial) e colaboradora externa do cef.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto).


As suas áreas principais de investigação são a Economia da Saúde e a Economia do Ambiente, tendo artigos publicados nessas áreas.


Do seu percurso profissional destaca-se o trabalho desenvolvido antes do seu doutoramento, como economista, no Ministério das Finanças, entre 2008 e 2009, e como consultora na empresa Evigrade, Health Care Research and Consulting, Lda., entre 2013 e 2104.


 


Daria Andronescu
Daria Andronescu licenciou-se em Direito na Universidade de Moscovo, tendo concluído o Mestrado em Direito Ambiental. Pela paixão que sempre teve pela área da Moda iniciou a sua carreira profissional como “Buyer” de marcas de luxo, em Milão. Depois desta experiência profissional, fixou a sua residência na Alemanha, onde criou a sua própria empresa. Esta empresa a “Wonder Wardrobe” (Guarda roupa - Maravilha) tem por base a criação de um guarda-roupa cápsula, segundo um modelo específico desenvolvido por Daria e, em que, através de uma seleção criteriosa e com um número mínimo de peças de roupa e acessórios se podem multiplicar as formas de apresentação, não esquecendo nunca uma apresentação atrativa e cuidada. Este conceito faz parte de um curso que oferece online ajudando a formar clientes. O seu curso tem já um reconhecimento internacional por meios de comunicação social, como a BBC e empresas como a Farfetch.


O seu aconselhamento é difundido publicamente através dos canais Youtube e Instagram.


A sustentabilidade é uma das suas grandes preocupações e por isso é um aspeto, que não só está integrado no processo de seleção das peças do “Wonder wardrobe”, mas também através de doações para a plantação de mais de 25.000 árvores que procuram minorar os efeitos de deflorestação, com influência na biodiversidade e alterações climáticas.


 


 

         

 


Reuniões dos Vice-Chanceleres das Universidades Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira (Vice-Chanceler Residente) e Prof. Doutor Ricardo Leite Pinto, com os representantes do Conselho de Delegados dos Estudantes:


Faculdade de Arquitectura e Artes:



  • 19 de Abril de 2022 –11H00


Faculdade de Direito:



  • 19 de Abril de 2022 –12H00


Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa:



  • 19 de Abril de 2022 –15H00


Instituto de Psicologia e Ciências da Educação:



  • 19 de Abril de 2022 –16H00


 

1st International Workshop in Marketing – “Sustainability and Resilience” - IWM2022

Porto – Universidade Lusíada (May 13, 2022)

Workshop focus and aims:


The theme of the 1st Workshop in Marketing is ‘Sustainability and Resilience’, which encourages marketing scholars to explore and examine the threads of marketing management. We call for short papers and papers which challenge and develop marketing theory through a range of methods, techniques, and approaches. We welcome Competitive Short Papers (1000 words including references) and Papers which focus on a range of methodological, pedagogical, and impactful issues, including more traditional aspects of marketing focus on the sustainability and resilience of the business. We particularly encourage the submission of cutting-edge research on marketing.


IWM2022 will enable both face-to-face and virtual participation in the Workshop. Participants are invited to submit papers in two modalities: full paper and extended abstract or competitive short papers. All papers and extended abstract or competitive short papers will be subject to a peer-review process. Accepted papers presented at the workshop will be published as an e-book on a USB flash drive, which will be made available to participants at the beginning of the event.


The e-book will be submitted for indexing in Google, EBSCO, and Web of Science (Clarivate Analytics).


All contributions are most welcomed!

 


Key Dates:


Abstract submission: 30 January 2022
Notification: 15 February 2022
Short Paper/Papers submission: 1 Mars 2022
Acceptance Notification: 30 Mars 2022
Early Bird rate deadline: 8 April 2022
Final registration date: 15 April 2022
Workshop date: 13 May 2022


 


More Information:
http://www.ulusiada.pt/iwm2022