Notícias e Eventos / LISTA DE EVENTOS

 


Aulas de Exterior
Desenho de Comunicação
2 Abril a 3 Maio

 

 

Aulas de desenho no exterior, da Unidade Curricular de Desenho de Comunicação, 2º Ano do Curso de Arquitetura, relativo ao 2º Tema – Desenho de exterior desenho de perspectiva e pormenores construtivos da Unidade Residencial de Ramalde, Porto entre 2 Abril a 3 Maio.


 

Organização
Prof.ª Doutora Joana Pimentel

Faculdade de Arquitetura e Artes


 

 

Aulas Abertas de Psicologia da Educação
30 Abril
9h-10h
Sala 204


 


Estas aulas abertas são concebidas para facultar aos estudantes do 1º ciclo, e em particular aos do 3º ano, a oportunidade de explorar variadas facetas da Psicologia da Educação, estimulando o contacto direto com profissionais do campo. As sessões decorrerão na sala reservada às OT, estando abertas à participação alargada, com os oradores a marcar presença tanto de forma presencial como à distância, dependendo das suas disponibilidades e localizações.


Oradora convidada - Dra. Cláudia Adão, Psicóloga na Associação Unificar, Programa DROPI de desenvolvimento socioemocional e de prevenção de comportamentos de risco


Organização: 
Prof.ª Doutora Sofia Mendes
Prof.ª Doutora Joana Cruz
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

Exposição CoDesign Territorial
2 Maio - 15h
Fundação Castro Alves
Vila Nova de Famalicão



A inauguração da Exposição CoDesign Territorial realiza-se no dia 02 de maio de 2024, pelas 15H00 na Fundação Castro Alves em Vila Nova de Famalicão. A exposição conjunta do trabalho foi, desenvolvida pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design, centrado no Design de Produto e consistindo no redesign de um jarro de água para equipar os agrupamentos de escolas do Município de V. N. de Famalicão.



A exposição resulta da celebração do protocolo de colaboração entre a Fundação Minerva/Universidade Lusíada e a Fundação Castro Alves (FCA). O processo foi desenvolvido entre abril e junho de 2023, com a orientação dos Professores Doutores Raquel Antunes e Rui Alexandre, tendo sido regularmente articulado com os representantes do Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, Eng.º Bruno Silva e Dr.ª Marta Correia, entre outros colaboradores que contribuíram para a materialização dos resultados.



Tem carácter itinerante, apresentando-se nos seguintes espaços:


- Fundação Castro Alves: 2 maio a 29 de maio;
- Universidade Lusíada em V. N. de Famalicão: 30 de maio a 19 setembro;

- Universidade Lusíada no Porto: 26 setembro a 28 novembro.

 

Os objetivos do protocolo, com base de entendimento entre ambas as instituições na colaboração em diversas atividades, são os seguintes:

- Criar e desenvolver relações com a comunidade, nomeadamente com o património artístico (material e imaterial), essenciais ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes;
- Incentivar a aplicação de conhecimento colaborativo no processo de Design;
- Estimular o estudante na interpretação de briefings, para o desenvolvimento de soluções em contextos reais;

- Promover a participação de resultados das atividades em diversos âmbitos.

 

Esta exposição mostra o processo desenvolvido pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design, centrado no Design de Produto e consistindo no redesign de um jarro de água para equipar os agrupamentos de escolas do município de V. N. de Famalicão.

 

Ainda que o processo seja invisível à exposição, reconhece-se a dedicação e a motivação de todos os estudantes envolvidos, nomeadamente Abigail Ferreira, Ana Catarina Moreira, Bárbara Ribeiro, Beatriz Rocha, Cátia Salgado, José Rubén Silva, Mariana Figueira, Marta Castro e Rafaela Moreira.

 
 
Aula aberta
"Prevenção em Saúde Mental em diferentes contextos"
2 Maio
9h - 11h
Anfiteatro 5

 

 

Aula aberta, no âmbito da unidade curricular de "Prevenção em Saúde Mental" do Mestrado em Psicologia Clínica e do Mestrado em Psicologia da Educação, subordinada ao tema "Prevenção em Saúde Mental em diferentes contextos"

 

 Prevenção em contexto...


... escolar, com a oradora convidada Doutora Marta Bastos, Serviço de Psicologia do Colégio Nossa Senhora do Rosário




Organização
Prof.ª Doutora Ana Meireles
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação

SUSTAINABLE FINANCE INTERNATIONAL CONFERENCE
3rd of May 2024
University Lusíada - Lisbon



At Rio+20, the Natural Capital Declaration was signed by the CEOs of more than 40 financial institutions and demonstrated their commitment to the integration of natural capital considerations into private sector reporting, accounting and decision-making.

The European Union is aware that climate change and environmental degradation are an existential threat to Europe and the world, and therefore to overcome these challenges has launched the European Green Deal, in 2019.

The European Parliament and the Council have created in recent years a classification system of environmentally sustainable economic activities with the aim of scaling up sustainable investments and combating greenwashing of financial products that unduly claim to be sustainable.

European regulation introduced among others a requirement for organisations to report information on, as a minimum, environmental, social and employee matters, respect for human rights, anti-corruption and bribery matters, but also business model; policies, including due diligence processes; the outcome of those policies; risks and risk management.

The sustainability information disclosed in the annual reports of organisations has to reach two primary groups of users. The first group of users consists of investors, including asset managers, who want to better understand the risks and opportunities that sustainability issues pose for their investments and the impacts of those investments on people and the environment. The second group of users consists of civil society actors, including non-governmental organisations and social partners, which wish to better hold companies/organisations accountable for their impacts on people and the environment. These users as well as others might also make use of sustainability information to establish comparisons across and within market sectors.

COMEGI is promoting  on the 3rd of May 2024  an International conference on Susitainable Finances at University Lusíada – Lisbon campus, and invites researchers to submit their papers and participate in person, or online in the debate to advance knowledge on this very importante part of the sustainable model of development. Please feel free to download the text of the Call with more information.


Call for Papers: Application Form


More info: webpage


 


 


 

 

Aula Aberta
"Os Novos Paradigmas Comportamentais nas Organizações"
6 Maio
20h
Sala 302


 


Aula aberta, da UC de "Comportamento Organizacional", do Mestrado em Gestão, com a oradora convidada  Dra. Elisabete Bandola, diretora de Recursos Humanos do IKA, subordinada ao tema "Os Novos Paradigmas Comportamentais nas Organizações".




 




Organização
Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa


Join the game: how to connect funding & talent?
Universidade Lusíada, Porto
Auditório 4
8 de maio de 2024
18/20h


 


Muitas vezes os investidores queixam-se de que não encontram bons projetos nos quais possam apostar. E, não poucas vezes, os empreendedores sentem dificuldades em obter financiamento para crescerem e se afirmarem no mercado a nível nacional e internacional.


Numa parceria conjunta entre o Programa Leading Investors da Câmara Municipal do Porto, a empresa DeHouse e a Universidade Lusíada – Norte será promovido um evento que pretende contribuir para conectar dinheiro e talento.


Este evento está dirigido sobretudo a empresas de base digital, mas não está restrito apenas a este tipo de empresas.


Através de um jogo investidores e empresas são convidados a dizer o que procuram, de forma a conseguirem conexões positivas.


As conexões “win-win” deste dia têm direito a um reconhecimento especial por parte da organização. Reserve já a data de 8 de maio e venha até ao campus do Porto da Universidade Lusíada!


Este evento é de participação gratuita, mas inscrição obrigatória. Será em língua portuguesa, mas com apoio a participantes de língua inglesa.


 


Inscrições online


 


Mais informações


saragoca@por.ulusiada.pt


 

 

 


De 13 a 17 de maio, acontece a TrocaLivros, feira de livro baseada em troca de livro usado, mas não danificado. Traga o livro que já leu e leve outro, de volta.


A iniciativa é aberta a toda a comunidade, sem custos. Pode entregar o seu livro previamente ou no próprio dia, no atendimento da Biblioteca. 


Recebe um vale de troca por outro livro.


Participe, dê nova vida aos seus livros e renove a estante lá de casa.


O evento acontece nas Bibliotecas da Universidade Lusíada no Porto e V. N. Famalicão.

   

Aula Aberta
"Novas formas de ser Contabilista Certificado" 
14 Maio
9h
Sala 204


 


Aula aberta, subordinada ao tema "Novas formas de ser Contabilista Certificado", com o orador convidado Dr. Pedro Nuno Ferreira Lopes, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Contabilistas, irá abordar o tema das novas condições de acesso ao exercício da profissão de Contabilista/Técnico de Contas, de acordo com normas europeias, que pretendem fomentar a mobilidade de profissionais dentro da União.


 


Organização
Prof.ª Doutora Isabel Cantista
Faculdade de Ciências da Economia e de Empresa

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Desafios e Potencialidades da Tecnologia na Intervenção Psicológica
21 de Maio - Anfiteatro 5
22 de Maio  - Auditório 4

 


Esta iniciativa tem como objetivo debater e refletir sobre os desafios prementes da sociedade em articulação com os objetivos de desenvolvimento sustentável, no sentido da partilha de resultados de investigação recente sobre o uso da tecnologia (realidade virtual, inteligência artificial, etc.) e a intervenção psicológica ao nível da promoção do desenvolvimento, bem-estar, qualidade de vida e educação em diferentes idades e com públicos distintos.
 


Programa (brevemente disponível)

21 de Maio (Pré-congresso destinado a jovens investigadores em psicologia da Universidade Lusíada)
22 de Maio (Congresso) - 9:30h -18:00h


Confirmadas as presenças dos seguintes oradores: 

- Dr. Vivek Ramakrishnan -  Stanford Graduate School of Business/Co-Founder, Co-CEO do Projecto "Read AI" 

- Professora Doutora Carla Sílva Fernandes - Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Inovação Tecnológica e Games em Saúde - ADITGameS

- Mestre Ivo Pinto - PIN - Partners in Neuroscience (Alumni Universidade Lusíada)

- Doutora Ana Ganho - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

- Doutora Soraia Teles - ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde


Submissões de resumos eletrónicos: 

 
Os autores devem submeter o resumo de e-Poster até ao final do dia 6 de maio de 2024, às 11:59 PM, através do link 


As normas de submissão dos resumos podem ser consultadas aqui


Os e-Posters apresentados serão avaliados pelo júri da Comissão Científica, sendo que o melhor e-poster receberá um certificado com a respetiva classificação. 


Destinatárias/os
: Psicólogos(as), Investigadores(as) e Estudantes de Psicologia

Inscrições: Investigadores, docentes e estudantes da Universidade Lusíada a inscrição é gratuita, mas obrigatória; Para os restantes participantes de outras instituições a inscrição tem o custo de 5€.


INSCRIÇÕES 



Formato Híbrido (Presencial/Online)


COMISSÃO ORGANIZADORA
Sofia Marques Ramalho (Universidade Lusíada Porto)
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Sara Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)
Helena Bilimória (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Marques (Universidade Lusíada Porto)
Sónia Rodrigues (Universidade Lusíada Porto)


COMISSÃO CIENTÍFICA
Sofia Marques Ramalho (Universidade Lusíada Porto)
Joana Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Joana Oliveira (Universidade Lusíada Porto)
Sara Cruz (Universidade Lusíada Porto)
Susana Pedras (Universidade Lusíada Porto)
Ana Meireles (Universidade Lusíada Porto)
Helena Bilimória (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Mendes (Universidade Lusíada Porto)
Sofia Marques (Universidade Lusíada Porto)
Sónia Rodrigues (Universidade Lusíada Porto)


 


Pré-visualização da imagem