Notícias e Eventos / / LISTA DE EVENTOS

Visita de Estudo à Exposição Alvar Aalto
Museu de Serralves
25 de novembro
9H00 - 11H15



A visita de estudo, orientada por um guia do Serviço Educativo da Exposição e do Museu de Serralves, realiza-se no âmbito da unidade curricular Projeto II, do 4º ano do curso de Arquitetura


Objetivo: Analisar e perceber a arquitetura de uma das maiores figuras da história da arquitetura, cujos trabalhos apresentam uma vertente humanista da arquitetura moderna, no âmbito de uma ligação orgânica à natureza.


 


Coordenação: Prof. Doutor Fernando Mariz e outros professores da unidade curricular de Projeto II 
Faculdade de Arquitetura e Artes


Parceria: Museu de Serralves e guia do Serviço Educativo da Exposição

Visita de Estudo ao Instituto da Defesa Nacional (IDN)
25 de novembro 
15H00 - 17H00


Visita de estudo à Delegação do Porto do Instituto da Defesa Nacional (IDN), realizada no âmbito da Unidade Curricular Política Externa Portuguesa (Temas Avançados), integrada no 1.º ano do Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto, dedicada à análise das temáticas da segurança e da defesa nacionais.


Objetivos:



  1. Proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada do papel e das funções do IDN no quadro da política de segurança e defesa de Portugal; 

  2. Promover o contacto direto com especialistas e decisores envolvidos na formulação e implementação das políticas de defesa nacional;

  3. Relacionar os conteúdos teóricos da unidade curricular “Política Externa Portuguesa (Temas Avançados)” com a prática institucional e estratégica;

  4. Estimular a reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da segurança e defesa portuguesas, no contexto europeu e internacional.


 


Organização: Prof. Doutor Adérito Vicente (Faculdade de Direito) e Coronel José Leite (IDN) 


Participação do Coronel José Leite (IDN) e do Mestre Pedro Rito (IDN)


 


 

Aula Aberta - "Desenvolvimento e Educação em múltiplos contextos" 
26 de novembro de 2025
Sala 235
11H00 - 12H00
Presencial 


 


No âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida, do Curso de Psicologia, a aula aberta permite o contacto entre os/as estudantes e as psicólogas participantes, que exercem em contextos de aprendizagem não formais e em contexto universitário.


Esta experiência apresenta-se como um contexto privilegiado para a exploração de vivências e desmistificação de crenças relacionadas com a ação e o perfil do/a Psicólogo/a. 


 


Organização: Prof.ª Doutora Joana Cruz


Oradoras: Dr.ª Beatriz Teixiera (Coordenadora no Projeto Cercar-te no Lagarteiro) e Dr.ª Laura Boavida (Estudante do 2º ano do Mestrado em Psicologia da Educação na Universidade Lusíada do Porto) 


 


Instituto de Psicologia e Ciências da Educação 


 

Aula Aberta
Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª edição (Griffiths - III): Enquadramento teórico-concetual, administração, cotação e interpretação
26/11/2025
Sala 303
9H00 - 13H00
Presencial


 


No âmbito da unidade curricular "Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes", do Mestrado em Psicologia Clínica, realiza-se a aula aberta para proporcionar às/aos estudantes a oportunidade de contactar com várias estratégias formais e informais de avaliação clínica de crianças e adolescentes.


Esta aula conta com a participação da Dr.ª Filipa Rouxinol, potenciando a familiarização das/os estudantes com os procedimentos de administração, cotação e interpretação da Griffiths-III. Deste modo, promove-se uma compreensão sólida dos seus fundamentos teóricos e aplicação prática.


Objetivos:



  1. Potenciar a familiarização das/os estudantes com os pressupostos teóricos em que se funda a Griffiths-III;

  2. Promover a aquisição de competênciasde administração, cotação e interpretação dos resultados obtidos com o instrumento.


 


Organização: Prof.ª Dr.ª Mariana Sousa


Instituto de Psicologia Clínica e da Educação


Oradora/o: Dr.ª Filipa Rouxinol - Diretora da Clínica Filipa Rouxinol Saúde

Aula Aberta
"Ser mãe em tempos de pandemia: aprendizagem para o futuro"
27 de novembro
19H00 - 21H00
Sala 304
Presencial 


No âmbito da Unidade Curricular de Questões Aprofundadas II, do 1º ano do Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-estar, realiza-se uma aula aberta, intitulada “Ser mãe em tempos de pandemia: aprendizagens para o futuro”, com a participação da Prof.ª Doutora Cátia Silva, Investigadora e Psicóloga na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), em Guimarães. 


Objetivos
- Promover uma reflexão coletiva sobre os desafios e aprendizagens sobre a maternidade durante a pandemia, partilhando os resultados de um estudo que identificou e construiu estratégias para fortalecer o cuidado materno e familiar em contextos adversos. O estudo quantitativo e qualitativo contribui para o conhecimento teórico-prático sobre a vivência de ser mãe em tempos adversos.


Coordenação: Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia da Ciência e da Educação 


Oradora: Prof.ª Doutora Cátia Silva
Investigadora e Psicóloga na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT)

Aula de Exterior: Porto - Entre o Jardim de Arca D'Água e o Carvalhido
27 de novembro de 2025
15H00 - 20H00



No âmbito da Unidade Curricular de Projeto II, do curso de Arquitetura, os estudantes da turma A do 4º ano participam numa visita ao terreno que serve de suporte ao 2º Exercício, cujo tema é um Equipamento: Residência de Estudantes Multifuncional, com Espaços de Convívio, Estudo, Lazer e Cultura.


Objetivo:



  • Reconhecimento e avaliação no local, incluindo envolvente, dos valores intrínsecos do terreno onde vai ser implantado o Equipamento


 


Coordenação: Prof. Doutor Fernando Mariz 


Faculdade de Arquitetura e Artes

Workshop
"Advertising for Change: Promover um estilo de vida sustentável através da comunicação criativa"
27 de novembro
Sala 106
14H00 - 15H00
Presencial 


 


Este workshop interativo surge no âmbito da unidade curricular "Publicidade e Mercados", do 2º ano do curso de Marketing, sendo que faz a ponte entre publicidade, arte e sustentabilidade, oferecendo, aos estudantes, uma oportunidade única de aplicarem as suas competências profissionais para além dos contextos comerciais tradicionais.


Orientados por uma artista e empreendedora estrangeira, especialista em arte e estilo de vida sustentáveis, os estudantes exploram como a comunicação criativa pode inspirar a consciencialização ambiental e social.


Objetivos: 



  1. Aplicar conceitos teóricos de marketing e publicidade num contexto real e não tradicional, promovendo a sustentabilidade e a arte em vez de produtos comerciais;

  2. Ampliar a compreensão da comunicação de marketing, passando de campanhas com fins lucrativos e orientadas para produtos, para campanhas sociais e de causas, destinadas a aumentar a consciencialização e a promover mudanças de comportamento;

  3. Colaborar num ambiente interativo e multidisciplinar, trabalhando com uma artista e colegas para unir criatividade, sustentabilidade e pensamento estratégico de marketing;

  4. Produzir um elemento tangível de portefólio — uma campanha de causa social com impacto público mensurável — que demonstre competências profissionais aplicadas;

  5. Desenvolver consciência e sensibilidade em relação às questões de sustentabilidade, explorando como o marketing e a comunicação podem contribuir para mudanças sociais e ambientais positivas.


 


Coordenação: Prof.ª Doutora Vanda N. Veréb 
Faculdade de Ciências e Economia da Empresa


Orador/a: Paradise Ameen Shoman - eco-friendly original entrepreneur Orphic Herz

Webinar - A PHDA em estudantes universitários: Oportunidades & Desafios 
28 de novembro 
14H30 - 16H00
Online


Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada promove um Webinar sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no contexto do ensino superior, abordando tanto as dificuldades académicas e emocionais frequentemente associadas, como as estratégias de apoio e desenvolvimento de competências que favorecem o sucesso académico destes/as estudantes. 


O presente webinar pretende, assim, promover o conhecimento, a empatia e a inclusão, bem como divulgar recursos e boas práticas que contribuam para o sucesso académico e bem-estar psicológico.


INSCRIÇÕES AQUI


Objetivos: 



  1. Sensibilizar a comunidade académica para as características e desafios associados à PHDA no contexto universitário;

  2. Promover a compreensão das implicações da PHDA no desempenho académico, na gestão do tempo, na motivação e na regulação emocional do/as estudantes;

  3. Divulgar estratégias e recursos de apoio psicológico e pedagógico que favoreçam a adaptação e o sucesso dos/as estudantes com PHDA no ensino superior.


Inscrições e outras informações disponíveis brevemente. 


Organização: Prof.ª Doutora Ana Meireles; Dr.ª Rute Rocha; Dr.ª Vera Pinto 


Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada (SABES.UL)

Visita de Estudo
Museu de Serralves e Exposição AALTO
28 de novembro 
8H00 - 14H00


 


A visita de estudo decorre no âmbito da unidade curricular "Arquitetura I", do curso de Arquitetura e será orientada pela equipa do Serviço Educativo do Museu de Serralves


Objetivos da visita ao Museu



  1. Analisar e dar a conhecer uma das obras de Álvaro Siza Vieira;

  2. Compreender a relação entre arquitetura e paisagem por meio da articulação do edifício com o Parque de Serralves;

  3. Avaliar como os espaços expositivos foram concebidos para servir a arte contemporânea;

  4. Desenvolver o olhar crítico e incentivar os estudantes a desenhar, fotografar e registar elementos arquitetónicos, promovendo a observação atenta e a capacidade de análise espacial. 


Objetivos da Exposição AALTO:



  1. Conhecer o pensamento e os projetos de um dos mestres da arquitetura moderna, com enfoque na sua abordagem humanista e funcional;

  2. Observar como Aalto articulava arquitetura, mobiliário e objetos do quotidiano, promovendo uma visão holística do espaço habitado;

  3. Analisar como Aalto incorporava elementos naturais nos seus projetos, promovendo uma arquitetura sustentável e sensível ao ambiente;

  4. Estimular os alunos a refletir sobre o papel social e cultural da arquitetura.


 


Agendada para as 10H30, os estudantes do 1º ano devem encontrar-se junto à sala de aula, seguindo a pé até ao Museu com os respetivos docentes.


O bilhete adquirido (2,20€ cada) dá acesso livre ao Parque e à Casa do Cinema Manoel de Oliveira, locais que os estudantes vão, também, visitar. 


 


Coordenação: Prof.ª Maria Alves; Prof. José Godinho; Prof. João Paulo Rapagão; Prof. Bruno Marques


Faculdade de Arquitetura e Artes

Aula Aberta
Intervenção digital para a insónia em sobreviventes de cancro: o programa OncoSleep
4 de dezembro
20H00 - 21H00
Sala 304
Formato Online


 


No âmbito da unidade curricular Questões Aprofundadas II, do Doutoramento em Psicologia Aplicada, a aula aberta realiza-se com a participação da Prof.ª Doutora Maria Inês Clara, investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, e da School of Nursing and Midwifery, University College Cork.


Esta sessão pretende apresentar os resultados da sua Dissertação de Mestrado, que incidiu numa Intervenção digital para a insónia em sobreviventes de cancro: o programa OncoSleep. Esta aula permitirá ainda desenvolver competências críticas sobre abordagens metodológicas recentes, avaliar implicações éticas e sociais de novas tecnologias na área, discutindo desafios metodológicos, éticos, tecnológicos e clínicos.


Objetivos: 



  • Compreensão da relevância da insónia como problema clínico em sobreviventes de cancro;

  • A exploração da Terapia Cognitivo-Comportamental para Insónia (TCC-I) como padrão-ouro e sua adaptação digital;

  • Analisar o programa OncoSleep como caso prático de intervenção digital baseada em evidências.


Coordenação: Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação 


Oradora: Prof.ª Doutora Maria Inês Clara
Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC);
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra;
School of Nursing and Midwifery, University College Cork