Universidade / FCEE / FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA

A Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa tem como objectivo primordial ser uma escola de referência e excelência no ensino ministrado.
Esse objectivo é alcançado com uma equipa de docentes altamente qualificada, motivada e experiente.
A excelência passa pela persecução de uma constante inovação, pela internacionalização e pela investigação aplicada.
Para além da formação de profissionais qualificados nas diversas áreas científicas que ministra, a Faculdade pretende aliar o desenvolvimento da investigação académica às necessidades do tecido empresarial, nacional e internacional.
Conta com uma equipa de cinquenta e três docentes dos quais trinta e dois são doutores, oferece quatro cursos de Licenciatura, dos quais dois são em regime pós-laboral, dois cursos de Mestrado, um MBA, quatro Masters e quatro Pós-Graduações.
                        Diretora: Prof.ª Doutora Isabel Cantista
Sub-Diretor: Prof. Doutor Fernando Cardoso
Segunda a Sexta - 10h00 às 13h00 / 15h00 às 17h00
Email: saragoca@por.ulusiada.pt
1º Ciclo
- Gestão de Empresa
 - Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Cantista, Prof. Doutor Fernando Cardoso (em regime de substituição)
 
- Marketing
 - Coordenador: Prof. Doutor Joel Vaz
 
2º Ciclo
- Gestão
 - Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Cantista, Prof. Doutor Fernando Cardoso (em regime de substituição)
 
(em associação entre o Centro Universitário Lusíada – Norte / Porto e Vila Nova de Famalicão)
                    "ADVERTISING FOR CHANGE: PROMOVER UM ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO CRIATIVA"
Data: 27.11.2025Local: SALA 106
Workshop
"Advertising for Change: Promover um estilo de vida sustentável através da comunicação criativa"
27 de novembro
Sala 106
14H00 - 15H00
Presencial 
Este workshop interativo surge no âmbito da unidade curricular "Publicidade e Mercados", do 2º ano do curso de Marketing, sendo que faz a ponte entre publicidade, arte e sustentabilidade, oferecendo, aos estudantes, uma oportunidade única de aplicarem as suas competências profissionais para além dos contextos comerciais tradicionais.
Orientados por uma artista e empreendedora estrangeira, especialista em arte e estilo de vida sustentáveis, os estudantes exploram como a comunicação criativa pode inspirar a consciencialização ambiental e social.
Objetivos:
- Aplicar conceitos teóricos de marketing e publicidade num contexto real e não tradicional, promovendo a sustentabilidade e a arte em vez de produtos comerciais;
 - Ampliar a compreensão da comunicação de marketing, passando de campanhas com fins lucrativos e orientadas para produtos, para campanhas sociais e de causas, destinadas a aumentar a consciencialização e a promover mudanças de comportamento;
 - Colaborar num ambiente interativo e multidisciplinar, trabalhando com uma artista e colegas para unir criatividade, sustentabilidade e pensamento estratégico de marketing;
 - Produzir um elemento tangível de portefólio — uma campanha de causa social com impacto público mensurável — que demonstre competências profissionais aplicadas;
 - Desenvolver consciência e sensibilidade em relação às questões de sustentabilidade, explorando como o marketing e a comunicação podem contribuir para mudanças sociais e ambientais positivas.
 
Coordenação: Prof.ª Doutora Vanda N. Veréb 
Faculdade de Ciências e Economia da Empresa
Orador/a: Paradise Ameen Shoman - eco-friendly original entrepreneur Orphic Herz
                    DEFESA MESTRADO EM GESTÃO
Data: 14.11.2025Local: SALA 303
Candidato
Luís Vitorino Gomes Fontes
Título da Dissertação
“A transição digital da banca portuguesa: a segurança que os portugueses sentem quando usam e-banking”
Júri
Prof. Doutor Fernando Cardoso (Presidente) 
Prof.ª Doutora Isabel Oliveira (Arguente) 
Prof. Doutor Joel Vaz (Orientador)
Data e local das Provas
14 de novembro de 2025, 15h00 – Sala 303
                    ESTRATÉGIAS DOCES: CRIANDO CAMPANHAS REAIS E PORTFÓLIOS REAIS COM UMA STARTUP DE CONFEITARIA
Data: 05.11.2025Local: SALA 106
Workshop 
"Estratégias Doces: Criando Campanhas Reais e Portfólios Reais com uma Startup de Confeitaria"
5 de novembro
Sala 106
17H00 - 18H00
Presenical 
No âmbito da unidade curricular de "Publicidade e Mercados", do 2º ano do curso de Marketing, este é um workshop prático e experimental, criado para aproximar a teoria aprendida em sala de aula da prática profissional.
Nesta atividade, os estudantes colaboram com uma startup local do setor de confeitaria, desenvolvendo e implementando campanhas reais de marketing nas redes sociais. Orientados e guiados pela representante da empresa e pela Docente da unidade curricular, os estudantes exploram todo o processo criativo — desde a compreensão das necessidades do cliente até a conceção, publicação e avaliação dos conteúdos produzidos.
Este workshop oferece a oportunidade de criar o próprio portfólio profissional de marketing e publicidade, com trabalhos reais realizados para uma empresa existente.
Objetivos:
- Aplicar os conceitos teóricos de publicidade à prática real (desenvolvendo um conjunto de publicações de marketing digital para uma startup local do setor de confeitaria);
 - Colaborar de forma eficaz com um cliente real, compreendendo sua identidade de marca, objetivos de comunicação e preferências;
 - Desenvolver conteúdos criativos, estratégicos e orientados ao público-alvo, alinhados aos objetivos reais do negócio;
 - Avaliar os resultados reais das campanhas, analisando métricas de engajamento (gostos, partilhas, comentários, alcance);
 - Construir um portfólio profissional de marketing e publicidade, apresentando trabalhos reais realizados para uma empresa verdadeira — um diferencial importante para futuras candidaturas a estágios e empregos;
 - Refletir criticamente sobre os desafios e oportunidades de executar campanhas reais fora do ambiente simulado de sala de aula.
 
Coordenação: Professora Doutora Vanda N. Veréb
Faculdade de Ciências e Economia da Empresa
Participação: Kátia Lopes - Fundadora de Delícias da Kátia
- Cursos
 - Corpo Docente FCEE
 

      