Oferta formativa PEGAGOGIA XXI - janeiro a março 2026
07/01/2026 16:01
O Centro de Excelência de Inovação Pedagógica — Pedagogia XXI, projeto lançado em julho de 2024, com o objetivo de apoiar a inovação e a excelência no ensino superior privado, e do qual a Universidade Lusíada é copromotora, informa da oferta formativa para os meses de janeiro a março de 2026.
Os interessados podem consultar prazos e informação na página web do centro Pedagogia XXI e preencher o formulário de inscrição.
O projeto Pedagogia XXI está inserido no programa de investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), visando criar centros de excelência de inovação pedagógica no ensino superior, tendo sido constituído um consórcio que reúne 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Procura-se dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.
O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. Assim, promove-se o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomenta-se a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Um dos aspetos a fomentar é a descentralização das experiências de inovação e de modernização pedagógica, potenciando intercâmbios entre instituições do litoral e das regiões do interior. A iniciativa prevê um investimento na modernização de equipamentos e infraestruturas para instalação de laboratórios de apoio ao ensino e aprendizagem, a pilotagem de projetos disruptivos facilitadores da inovação curricular e a dinamização de novas ações de capacitação.

