Leia aqui o último artigo da Professora Mariana Sousa

07/01/2026 14:01

Leia aqui o último artigo da Professora Mariana Sousa

Professora Mariana Sousa publica artigo sobre desenvolvimento cognitivo e linguístico dos bebés durante o primeiro ano de vida

 

A investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD)Professora Doutora Mariana Lopes de Sousa, docente do Instituto de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto),  publicou recentemente, no European Journal of Developmental Psychology, um trabalho, em coautoria com outros investigadores, sobre a relação entre as competências de autorregulação ao mês de idade e o desenvolvimento cognitivo e linguístico subsequente dos bebés.

O artigo, publicado on-line a 22 de dezembro de 2025, intitula-se "Self-regulation at one month predicts language development at 12 months of age" e "[…] examined whether self-regulation abilities of one-month-old infants could predict their cognitive and language development (i.e., receptive and expressive) by the time they were 12 months old." A investigação considerou o rápido desenvolvimento durante o primeiro ano de vida e a relação íntima entre a autorregulação, a cognição e o desenvolvimento da linguagem, apesar da relação longitudinal entre estes fatores, no primeiro ano de vida, não ser clara, sobretudo como a autorregulação prediz os resultados cognitivos e linguísticos. 35 bebés, com um mês de idade, foram avaliados, através da Escala de Avaliação Comportamental Neonatal para medir as capacidades de autorregulação. Aos 12 meses, os resultados do desenvolvimento (cognitivo e linguístico, ou seja, expressivo e recetivo) foram avaliados através das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil e da Primeira Infância. O trabalho avança que "multiple linear regression analyses showed that early self-regulation abilities predicted language development, but not cognitive performance, one year later."

Os resultados sugerem que o aumento da capacidade de autorregulação é importante para o desenvolvimento da linguagem no primeiro ano de vida, e, ainda, à medida que a linguagem se desenvolve na infância posterior, parece tornar-se um mecanismo vital para melhorar a autorregulação. Este estudo tem implicações relevantes para a prática clínica e educacional, uma vez que a ligação entre a autorregulação precoce e o desenvolvimento da linguagem enfatiza a importância de incorporar o apoio à autorregulação nos programas de educação e intervenção na primeira infância. Em contextos educativos, isto poderá envolver a integração de estratégias e atividades que promovam a autorregulação nas rotinas diárias. Além disso, enfatiza a necessidade de identificar precocemente os bebés com risco de dificuldades de autorregulação e atrasos ou comprometimentos na linguagem, e encaminhá-los para intervenção (por exemplo, apoio psicológico, terapia da fala e da linguagem).

Professora Mariana Sousa coordena, no CIPD, o "Lab 2 - Educação, Desenvolvimento e Diversidade", que se "[...] centra nos processos desenvolvimentais e educativos, ao longo do ciclo vital, considerando os diversos contextos em que estes têm lugar e tendo por referência uma abordagem multidimensional, compreensiva e bioecológica do desenvolvimento humano.” Desenvolve, neste contexto, vários projetos de investigação relacionados com o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, com especial ênfase nos processos de desenvolvimento típicos e atípicos e a sua associação com a emergência e estruturação da psicopatologia. Tem, igualmente, estudado a relação entre as competências de regulação emocional e diversos outcomes do desenvolvimento, como a psicopatologia e o desempenho escolar, e, ainda, o impacto do bullying no desenvolvimento e ajustamento dos adolescentes.

European Journal of Developmental Psychology é uma publicação oficial da European Association of Developmental Psychology. Publica artigos originais, de natureza teórica, empírica, metodológica e de revisão, que abordam o desenvolvimento psicológico e a psicopatologia do desenvolvimento durante a infância e a adolescência. A revista publica, também, artigos sobre políticas sociais baseadas na ciência do desenvolvimento e relevantes para a educação, saúde ou bem-estar nas fases referidas do crescimento humano. "The journal aims to cover the areas of cognitive and social development and the development of the person (self, identity and personality) and to do so from a disciplinary and/or an interdisciplinary perspective." (fonte: European Journal of Developmental Psychology)

 

Mais notícias CIPD

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar