Professora Sofia Marques Ramalho participa no 29.º Congresso Português de Obesidade
19/12/2025 14:12
A Professora Doutora Sofia Marques Ramalho, investigadora e diretora-adjunta do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), integrou diversas atividades científicas no 29.º Congresso Português de Obesidade, que decorreu entre os dias 20 e 22 de novembro de 2025, na cidade de Aveiro.
A investigadora apresentou uma comunicação intitulada "Estilos parentais, padrões de sono e comportamento alimentar na adolescência: um estudo comparativo entre adolescentes com e sem excesso de peso/obesidade", um trabalho desenvolvido em parceria com a Mestre Diana Meireles, que colaborou na recolha de dados. A exposição debruçou-se sobre resultados recentes sobre a interação entre práticas parentais, padrões de sono, comportamento alimentar e bem-estar psicológico dos jovens. O estudo baseou-se numa amostra de 200 adolescentes, com cerca de 60% do género feminino, com idades entre os 12 e os 18 anos, de escolas básicas e secundárias do norte de Portugal. "Os resultados evidenciam a associação entre qualidade do sono e perceção de práticas parentais positivas, bem como o papel protetor do sono face à psicopatologia alimentar. Apesar da necessidade de estudos longitudinais, o maior uso de redes sociais e o seu impacto negativo no sono parecem constituir fatores de risco acrescidos, sobretudo em adolescentes com excesso de peso/obesidade."
A Professora Sofia Ramalho foi, também, keynote speaker na sessão "Encontro com o especialista – parentalidade e comportamento alimentar na idade pediátrica", moderada pela Professora Doutora Carla Rêgo, proporcionando um espaço de discussão aprofundada sobre o papel crucial da parentalidade na relação das crianças e adolescentes com a alimentação e estado de saúde.
A investigadora participou, ainda, como moderadora de sessões de posters e de comunicações orais, contribuindo para o dinamismo científico do congresso e para a promoção do debate entre investigadores, clínicos e estudantes sobre o papel da psicologia na gestão da obesidade.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), criada em 1989, é a responsável pela organização dos congressos sobre obesidade, e a edição de 2025 teve como tema central "Unir conhecimento. Repensar percursos", considerando que "travar a obesidade é uma missão de todos, que exige um esforço concertado de profissionais de várias especialidades", com o objetivo de consciencializar e promover saúde. O evento reuniu um vasto painel de especialistas, com um programa que apresentou vários simpósios: nutrição e atividade física; fármacos e/ou cirurgia; crononutrição; doença hepática, entre outros, a par de diversas comunicações paralelas e debates.

