Professora Sofia Ramalho publica artigo na revista "Nutrients”
20/10/2025 9:10

A Professora Doutora Sofia Marques Ramalho, investigadora e diretora-adjunta do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), publicou o artigo "Feasibility and effectiveness of a social network-based intervention for adolescents undergoing weight loss treatment: a randomized controlled trial" na revista científica Nutrients, em colaboração com outros investigadores e profissionais de saúde de diferentes centros de investigação portugueses.
O trabalho, publicado no âmbito do número especial dedicado a “Advances in Eating Disorders in Children and Adolescents”, no qual a investigadora é editora convidada, avalia o impacto do programa de intervenção APOLO-Teens, uma intervenção digital implementada através do Facebook e baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental, dirigida a adolescentes com excesso de peso ou obesidade.
Partiu-se de um contexto em que se assume que "digital interventions can have a positive effect on the health-related behaviors of adolescentes", mas não é claro se as intervenções baseadas em redes sociais (Facebook, por exemplo) podem ajudar a otimizar o tratamento médico habitual para a obesidade adolescente nos centros de saúde pública. A intenção foi avaliar, através de um estudo randomizado, se esta abordagem poderia complementar o tratamento habitual para excesso de peso/obesidade nos hospitais públicos em Portugal. O estudo teve, assim, dois objetivos: identificar as diferenças existentes entre os grupos de baixa e elevada adesão à intervenção, no final da intervenção e no follow-up; e estudar os preditores de adesão ao APOLO- Teens no baseline.
Os resultados mostraram que esta intervenção é viável e os adolescentes que participaram no grupo de intervenção aumentaram o consumo de fruta de forma significativa. No geral, os resultados sugerem que o APOLO-Teens pode ser uma ferramenta digital útil e complementar no tratamento da obesidade em adolescentes, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis e melhorias no bem-estar psicológico.
O APOLO-Teens é um programa web-based de intervenção psicoeducacional e cognitivo-comportamental, destinado a adolescentes com excesso de peso ou obesidade, que complementa o tratamento hospitalar convencional.
Implementado através de uma plataforma on-line, que inclui uma aplicação web para automonitorização e sessões de chat mensais, o programa utiliza o Facebook para disponibilizar conteúdo psicoeducacional e cognitivo-comportamental, visando melhorar a adesão ao tratamento e os resultados para os adolescentes.
A revista Nutrients "is an international, peer-reviewed, open access journal of human nutrition published semimonthly online by MDPI (Molecular Diversity Preservation International)", uma instituição sem fins lucrativos, criada em Basileia (Suíça) em 1996, para a promoção e preservação da diversidade de amostras de compostos químicos. Posteriormente, em 2010, transformou-se numa editora líder, de acesso aberto, com entidade legal distinta, mantendo a sigla, agora com o significado "Multidisciplinary Digital Publishing Institute", amplamente conhecido pelo nome MDPI.
O periódico Nutrients está indexado na Scopus, SCIE (Web of Science), PubMed, MEDLINE, PMC, Embase, PubAg, AGRIS, entre outras bases de dados, com "Impact Factor: 5.0 (2024); 5-Year Impact Factor: 6.0 (2024)". (fonte: MDPI)