Professoras Joana Cruz e Mónica Soares em encontro sobre educação relacional
23/07/2025 12:07

A Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), e a Professora Doutora Mónica Cristina Nogueira Soares, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, e igualmente investigadora do CIPD, estiveram presentes no "Encontro nacional de educação relacional", organizado pelo Relational Lab, que teve lugar em Sintra, no dia 30 de junho de 2025. O evento reuniu as várias escolas nacionais que desenvolvem o Programa de Educação Relacional e as instituições de Ensino Superior que integram a Rede de Educação Relacional (RIESER), onde se inclui a Universidade Lusíada.
"A RIESER é uma iniciativa colaborativa que reúne instituições de ensino superior comprometidas com uma educação centrada nas relações humanas, promovendo uma cultura de empatia, respeito, cooperação e bem-estar nas práticas pedagógicas, investigativas e comunitárias." A adesão da Universidade Lusíada, através do CIPD, reforçou o papel ativo da instituição "na construção de ambientes de aprendizagem mais saudáveis, inclusivos e humanos, [com] foco em projetos de investigação aplicada, modelos de avaliação relacional e ações de serviço à comunidade educativa." (fonte: Relational Lab).
Neste encontro, estiveram, também, presentes representantes do Instituto Relacional de Barcelona — Silvia Peñón, Mora del Fresno e Pau Clemente — e Javier Palop, vindo de Madrid, e, em conjunto, "foi uma jornada de reflexão e inspiração em torno dos fatores críticos de sucesso para um programa que coloca a relação no centro da vida educativa". Destacamos algumas das ideias que emergiram desta iniciativa, que reforçou o compromisso dos parceiros com uma educação que valoriza a dimensão relacional como motor de transformação e bem-estar:
- A liderança relacional é chave: foca-se na criação de um clima de segurança, incentivo à participação e envolvimento de toda a comunidade educativa;
- A transformação acontece quando há uma experiência vivencial que desperta e amplia a autoconsciência — para compreender o contributo do "eu" e do "outro" na relação;
- As palavras-chave são compromisso e envolvimento (engagement);
- Aprofundar o auto e heteroconhecimento implica competências como responsabilidade, disponibilidade, sensibilidade e honestidade na comunicação;
- O vínculo nasce da conexão e do reconhecimento do outro — procurando o melhor de cada um e respeitando a diferença e os referentes. (fonte: Relational Lab).
O Relational Lab é uma organização que nasceu da "constatação da urgência do investimento nas relações humanas, essenciais no bem-estar organizacional, comunitário e, obviamente, individual". A equipa, multidisciplinar, está "centrada na identificação de défices relacionais e na (re)construção de capital relacional, em contexto organizacional, comunitário e individual." Apresenta várias áreas de intervenção: saúde relacional; educação relacional; estado relacional; cidades e territórios relacionais; liderança relacional; sustentabilidade relacional; interculturalidade relacional; e digital e relacional.
No que respeita à Educação Relacional, considera-se que "a promoção do sucesso escolar é uma dimensão essencial no que concerne a considerações sobre políticas educacionais [e], sendo educar um ato relacional, o sistema escolar tem um papel fundamental para que os seus atores-chave (aluno, educador, família e comunidade) possam adquirir as competências relacionais necessárias à criação de relações significativas que contribuem diretamente para a formação de alunos com competências globais, necessárias à complexidade do mundo atual." Neste sentido, defende-se "a construção de capital relacional, promovendo a consciencialização da importância das relações e a literacia relacional com impactos no sucesso escolar e no bem-estar de toda a comunidade escolar". (fonte: Relational Lab).
A Professora Joana Cruz integra, no CIPD, o laboratório de Neurodesenvolvimento & Educação, onde desenvolve vários projetos de investigação: "Voo da Matemática"; "Desempenho em leitura no 2.º CEB"; "Promoção de competências matemáticas e de literacia emergente"; e "Fluência de leitura no 2.º ano: da avaliação à promoção". O laboratório de Ajustamento Socioemocional acolhe o projeto "Violência, Não!" desenvolvido pela Professora Mónica Nogueira Soares.
Apresentação Relational Lab - vídeo