Investigadoras do CIPD publicam artigo no International Journal of Early Childhood (IJEC)
20/05/2024 11:05

As investigadoras do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), Professora Doutora Sofia Mendes, Professora Doutora Patrícia Pinto e Professora Doutora Joana Cruz, são coautoras de um artigo publicado no International Journal of Early Childhood (IJEC). O artigo intitula-se "Teachers’ Beliefs and Practices to Support Emergent Literacy Development in Preschool Education: The Moderating Role of Continuous Training" e foi publicado no dia 7 de maio de 2024.
Este estudo contou, ainda, com a participação de outras investigadoras nacionais: a Doutora Irene Cadime e a Doutora Diana Alves. O artigo teve como objetivo explorar a relação entre o desenvolvimento das competências linguísticas e literacia das crianças, que irão conduzir à leitura e à escrita, e a formação (inicial e contínua) entre os professores de educação pré-escolar portugueses.
Juntas, as competências linguísticas e de literacia, constituem o que educadores e investigadores chamam literacia emergente, que consiste no estímulo da atividade cerebral, e no apoio na alfabetização precoce com vista ao desenvolvimento da linguagem num estágio anterior à capacidade de leitura e escrita. O estudo revelou a presença de uma forte abordagem holística de alfabetização por parte dos professores estudados, 266 no total.
A formação dos professores mostrou ser decisiva para esta forma de abordagem que faculta à criança uma interação significativa com a linguagem oral e escrita, adquirindo habilidades de linguagem verbal diferenciada, com um impacto direto na sua alfabetização. O estudo revelou, então, a importância da formação, inicial e contínua, nos professores, pois, encorajam ao uso de práticas baseadas em investigação de qualidade.
Este forma de intervenção em sala de aula permite que a criança utilize os seus fundos de conhecimento, fornecendo tempo, espaço e uma ampla gama de recursos e textos diversos, como livros ou médias, incluindo tecnologia digital, que lhe comportem alguma familiaridade e ressoem como experiências domésticas e comunitárias mais amplas. Esta forma de atuar, menos convencional, por parte de professores preparados, ajuda as crianças a conectarem-se com o mundo que as rodeia e a desenvolverem, mais fácil e rapidamente, habilidades de leitura, escrita, audição, fala e capacidade de usar e compreender símbolos e palavras escritas como forma de comunicação.
Esta investigação está inserida no âmbito do projeto de investigação "PAL — Promover a Leitura", do CIPD.
O IJEC é uma revista científica da Organisation Mondiale pour l'Education Prescolaire (OMEP), publicado pela editora Springer Nature. Contribui para um debate científico internacional e crítico sobre o estudo e a prática no domínio da primeira infância, do nascimento até aos 8 anos, enfatizando o direito da criança à educação e aos seus cuidados em vários contextos sociais e culturais. A OMEP é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos. Tem como prioridade apoiar as oportunidades de acesso de todas as crianças, na primeira infância, a programas de educação e acolhimento de qualidade. Esta Organização foi criada em 1948 e tem membros ativos em mais de 70 países. Tem estatuto consultivo especial junto da ONU e da UNICEF, e está estreitamente vinculada à atual Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros da ONU, em 2015.