Erasmus+: candidaturas abertas - 2.º semestre 2022/2023

19/09/2022 9:09

Erasmus+: candidaturas abertas - 2.º semestre 2022/2023

A 2.ª convocatória para a candidatura para alunos OUT, do programa Erasmus+, referente ao 2.º semestre do ano letivo de 2022/2023, encontra-se aberta de 16 a 23 de setembro de 2022.

A mobilidade Erasmus+ permite a realização de um período de estudos ou de estágios no estrangeiro, onde o estudante adquire conhecimentos e experiências úteis e complementares à sua formação académica.

1. Como se processa a candidatura?

2. Quem pode candidatar-se e em que condições?

  • Podem candidatar-se a uma vaga/bolsa Erasmus+ os estudantes da Universidade Lusíada que frequentem qualquer um dos ciclos e cursos aí ministrados. A mobilidade só pode ser executada com universidades parceiras. Pelo facto de a candidatura não se destinar à totalidade do ano letivo, mas apenas ao 2.º semestre, já com bolsas atribuídas, por motivos curriculares, ficam excluídos os estudantes das licenciaturas em Arquitetura (mestrado integrado) e Design.

3. Quais são os critérios de elegibilidade?

Os estudantes que concorram a uma vaga/bolsa Erasmus+ são selecionados tendo em conta as seguintes prioridades:

  • Frequentar o ano curricular mais avançado do ciclo de estudos em referência, sendo que não o poderão fazer no 1.º ano;
  • Ter um menor número de unidades curriculares em atraso, no máximo de quatro;
  • Possuir a média mais elevada das classificações obtidas no ano letivo imediatamente anterior.

No caso de algum dos candidatos ter unidades curriculares em atraso, a candidatura fica sujeita a parecer favorável do Coordenador Institucional e do respetivo Coordenador Departamental.

Para confirmar a vaga/bolsa que eventualmente possa ter sido atribuída a um candidato, o mesmo deverá pagar uma caução no valor de 70,00 €. No caso de concretizar a mobilidade, o valor é restituído. A desistência não implica devolução.

No ano letivo de 2022/2023, os alunos em mobilidade terão uma redução no custo da sua propina mensal, exceto os estudantes que recebem Prémio de Mérito, bem como todos os que beneficiam de uma bolsa do Estado português.

A crise pandémica motivada pela expansão da Covid-19, levou à inauguração de uma nova ação de mobilidade denominada Blended Mobility. Esta ação prevê que o estudante usufrua de um período de mobilidade virtual até dois meses e de uma mobilidade presencial com a duração mínima de três meses. Se o desejar fazer, o estudante terá de avisar previamente os serviços Erasmus para conhecer os requisitos necessários.

 

Mais informações:
Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Internacional (GRIMI)/Gabinete Erasmus
erasmus@por.ulusiada.pt