Universidades Lusíada: As aulas continuam em todos os Cursos e Ciclos de estudo

21/03/2020 17:03

Universidades Lusíada: As aulas continuam em todos os Cursos e Ciclos de estudo

 

Desde o início desta semana (17 de março) que a regularidade do funcionamento das aulas está garantida em todos os Cursos e Ciclos de estudo pelo recurso a plataformas de vídeo conferência que permitem o ensino, a aprendizagem e a avaliação através do contacto direto entre Professores e Estudantes.

O momento excepcional e de emergência que o País vive, certamente um dos mais graves da sua História, impõe a todos um acréscimo de responsabilidade colaborando com o Estado e com todos os restantes cidadãos no rigoroso cumprimento das orientações sanitárias e de segurança que os poderes públicos impõem.

Nesse sentido, as Universidades Lusíada, cumprindo com essas determinações, suspenderam as aulas presenciais aconselhando que estudantes e professores se mantivessem recolhidos nas suas casas. Mas tal não significou a interrupção das actividades lectivas de ensino, aprendizagem e avaliação. Graças à rápida implementação de um sistema de vídeo conferência, desde a passada terça feira (dia 17 de Março), alunos e docentes ligaram-se e mantiveram nos seus horários habituais as aulas teóricas, práticas e tutoriais em todas as suas formações e ciclos de estudo (Licenciaturas, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos). De momento, cerca de 6000 estudantes e 300 professores da nossa comunidade académica, mantêm-se activamente envolvidos no ensino e na aprendizagem tendo por referência a bem sucedida conclusão do presente ano lectivo. Ainda que não seja previsível, de momento, quando e em que circunstâncias a actual situação de crise terminará, a verdade é que as Universidades Lusíada aprovaram já um regime excepcional de avaliação contínua compatível com o ensino à distância e o e-learning, preparando assim o caminho para que o 2ª Semestre não fique em causa do ponto de vista da regularidade das actividades lectivas.