DOCENTES DA LUSÍADA PORTO INTEGRAM A SELECÇÃO "RESPECT FOR ARCHITECTURE, PORTO 2012
07/09/2012 13:09
O projecto para o Restaurante Gosho, da autoria da aNC arquitectos, fundada pelos docentes da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, Teresa Novais e Jorge Carvalho, integra a ...

O projecto para o Restaurante Gosho, da autoria da aNC arquitectos, fundada pelos docentes da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, Teresa Novais e Jorge Carvalho, integra a Seleção "RESPECT FOR ARCHITECTURE, Porto 2012" em resultado da 1ª seleção feita no País destinada a divulgar um conjunto de obras no âmbito da oferta Turística, construídas na cidade do Porto, que preservem e respeitem a qualidade arquitetónica. A seleção está patente ao público através de vídeos das obras apresentados no Palácio da
Bolsa, no Porto, no Metro do Porto e no Aeroporto Sá Carneiro, de 6 de Setembro a 5 de Outubro, assim como através da edição de um Mapa/Roteiro.
Teresa Novais e Jorge Carvalho leccionam ambos a disciplina de Projecto na Faculdade de Arquitectura e Artes, da Universidade Lusíada do Porto, e têm sido críticos convidados na UAL (Lisboa), dARQ (Coimbra), University College Dublin, Limerick School e Ensase (Saint-Étienne). Desde 2010, Jorge Carvalho é professor convidado no dARQ da Universidade de Coimbra. Desenvolvem também actividades diversas no âmbito do debate disciplinar. Teresa Novais foi presidente do Conselho Directivo da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos entre 2008/2010 e vogal, co-responsável pelo pelouro da Cultura, entre 2005/2007.
A aNC arquitectos foi fundado em 1991, no Porto, por Teresa Novais (n.1962) e Jorge Carvalho (n.1964). Ambos se licenciaram em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Ambos estagiaram em Londres entre 1988 e 1990 com Foster Associates e David Chipperfield architects respectivamente. De regresso a Portugal, Teresa Novais foi coordenadora de projecto com Eduardo Souto Moura até 1996 e desenvolveu colaboração pontual com Álvaro Siza. Por sua vez, Jorge Carvalho coordenou o projecto do Plano de Pormenor da Zona Sinistrada do Chiado e de diversos edifícios nessa área, da autoria de Álvaro Siza.
Dos projectos do atelier, salientam-se o Restaurante Gosho, a Escola de Leça do Balio e 7 Centros de Assistência e Manutenção para a Auto-estradas.
Actualmente, aNC está a projectar um conjunto urbano com praça, um edifício com 42 apartamentos e um Centro Cívico, na cidade da Maia. aNC foi o atelier-contacto na obra da “Casa da Música” (projecto de Rem Koolhaas – O.M.A.). Os projectos de aNC têm sido publicados em inúmeras publicações especializadas, tanto Portuguesas como Europeias ou Asiáticas. O seu trabalho tem sido reconhecido em várias ocasiões: foi nomeado para o “European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award (2011), recebeu o prémio P.A.U.M.A. (2006) e a medalha de prata no Prémio Europeu “Luigi Cosenza” (2002). O atelier tem sido convidado para apresentar o seu trabalho em conferências em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Croácia e Bulgária.