Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2023/2024
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutor Vítor Coelho
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
No final da unidade, os mestrandos deverão compreender princípios orientadores da Educação Inclusiva, bem como conhecer os marcos evolutivos e legislativos que orientaram a evolução da Educação Inclusiva a partir das Necessidades Educativas Especiais em Portugal. Os mestrandos deverão ainda ser capazes de compreender relatórios técnico-pedagógicos, bem como saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de alunos, famílias e outros profissionais.
Objectivos Específicos
No final da unidade, os mestrandos deverão ser capazes de:
Reconhecer o atual quadro legislativo relativo à Educação Inclusiva e a sua evolução;
Identificar corretamente as medidas de apoio e de diferenciação pedagógica;
Contribuir para a identificação de medidas seletivas e indicadas adequadas de acordo com a literatura e legislação;
Saber intervir na construção, implementação e análise crítica de Relatórios Técnico-Pedagógicos.
Competências a adquirir
Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas;
Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens;
Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, professores de educação especial, etc.).
Metodologia de Ensino
Exposição participada dos conteúdos,
Análise e discussão de casos práticos,
Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens
Análise e discussão de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. Educação Inclusiva
1.1. Conceito e definição
1.2. Modelos e estratégias para a Educação Inclusiva
1.3. A Educação Inclusiva em vários países da União Europeia
1.4. Papel do psicólogo escolar na Educação Inclusiva
1.5. A iniciativa Educação Inclusiva 2.0 e o Decreto-Lei 54/2018
2. Das Necessidades Educativas Especiais à Educação Inclusiva
2.1. Conceitos e fundamentos teóricos
2.2. Da segregação à inclusão
2.3. Prevalência
2.4. Evolução do enquadramento legal: das NEE à Educação Inclusiva
2.5. Processo de referenciação e avaliação
2.6. Medidas de apoio preconizadas
2.7. Análise de casos práticos
4. Avaliação psicológica e intervenção na área das necessidades educativas especiais
4.1. As principais provas de avaliação psicológica no contexto das necessidades educativas
especiais.
4.2. A avaliação da inteligência e das funções executivas em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.3. A avaliação da atenção, memória e níveis de desenvolvimento em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.4. Análise de casos práticos
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua inclui: (i) um exame; (ii) uma questão reflexiva que visa integrar os conteúdos desta unidades com as outras unidades do mestrado; (iii) duas questões-aula, cada uma dela dinamizadas por um grupo de alunas, sobre cada um dos dois principais pontos do programa.
Recursos Didácticos
Computador, projetor multimédia, livros e artigos científicos, relatórios técnico-pedagógico e outros elementos da avaliação de Necessidades Educativas Especiais.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Educação Inclusiva; Percursos de Inclusão; Avaliação psicológica; Necessidades Educativas Especiais
Bibliografia Principal
Autor | Direção Geral da Educação |
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Título | Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prá |
Edição | 1ª Edição |
Local | Lisboa |
Editora | Ministério da Educação |
Ano | 2018 |
Autor | Rodrigues, David |
Título | Percursos de Educação Inclusiva em Portugal |
Local | Lisboa |
Editora | Fórum de Estudos de Educação Inclusiva |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | European Agency for Special Needs and Inclusive Ed |
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Título | Five key messages for Inclusive Education: Putting |
Autor | Farrell, Peter; Squires, Gary |
Título | Children with Special Educational needs ? Consider |