Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão

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MARKETING - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente:

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a compreensão da integração da inteligência artificial e tecnologia nas estratégias de marketing, explorar a psicologia do consumidor, promover a ética na IA e capacitá-los a criar estratégias de marketing inovadoras e éticas.

Objectivos Específicos

Identificar os princípios fundamentais da inteligência artificial e suas aplicações no marketing.
Implementar estratégias de marketing digital com uso da IA.
Desenvolver projetos práticos de marketing que incorporem a IA.
Criar estratégias de marketing inovadoras e éticas com base no entendimento da IA e da psicologia do consumidor.

Competências a adquirir

Compreender e aplicar princípios de IA no marketing.
Criar estratégias inovadoras e éticas para ambientes digitais.
Avaliar a eficácia das estratégias de marketing em termos de resultados.
Avaliar o impacto ético e social da IA no marketing e tomar decisões responsáveis

Metodologia de Ensino

"flipped classroom" - as aulas irão promover uma maior interatividade.
Os alunos terão acesso prévio ao conteúdo teórico por meio de recursos como vídeos, leituras e materiais online, antes das sessões presenciais. Durante as aulas presenciais, o foco estará na aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: A Empresa Conectada
a. Introdução à era da empresa conectada
b. Transformação digital e seu impacto nas empresas
c. Agilidade e Adaptação em empresas
Módulo 2: Sistemas de Informação de Marketing
a. Conceito de sistemas de informação de marketing (SIM).
b. Recolha e análise de dados de mercado
c. Tomada de decisões baseada em informações de marketing.
Módulo 3: Princípios e Noções de Inteligência Artificial (A.I.)
a. Introdução à inteligência artificial: conceitos fundamentais.
b. Machine Learning e aplicações
c. Processamento de linguagem natural (NLP) e visão computacional.
Módulo 4: A Estratégia de Marketing e I.A.
a. Incorporando a IA na estratégia de marketing.
b. Desenvolvimento de estratégias de conteúdo com IA
c. Marketing preditivo: antecipando as necessidades dos clientes.
Módulo 5: Psicologia do Consumidor e Experiência do Cliente
a. Compreendendo o comportamento do consumidor em um mundo digital.
b. Design de experiência do cliente (CX) baseado em psicologia.
c. A influência das emoções na decisão de compra.
Módulo 6: Estratégias de Marketing Digital Avançadas
a. SEO avançado e estratégias de conteúdo para a IA
b. Social Media Marketing orientado por dados
c. Automação avançada de marketing e funis de conversão
Módulo 7: Ética e Impacto Social da I.A. no Marketing
a. Desafios éticos da I.A. no marketing
b. Privacidade do consumidor e regulamentações
c. Responsabilidade social corporativa no uso da I.A.

Métodos de Avaliação

2 testes
1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS8: garantir condições de trabalho dignas e crescimento económico sustentável.
ODS9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
ODS12: garantir padrões de consumo e de produção sustentável
ODS16: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis


Palavras Chave

Marketing e Tecnologias, Planeamento Estratégico, I.A. e Marketing

Bibliografia Principal

Autor Pradeep, A. K.; Appel, A
Título AI for Marketing and Product Innovation: Powerful
Editora John Wiley & Sons
Ano 2022
Autor Kotler, P.; Kartajaya, H.
Título Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital
Local John Wiley & Sons
Ano 2017
Autor King, K.
Título Artificial Intelligence in Marketing: Practical Ap
Editora Kogan Page Publishers
Ano 2019