Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão
MARKETING - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente:
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a compreensão da integração da inteligência artificial e tecnologia nas estratégias de marketing, explorar a psicologia do consumidor, promover a ética na IA e capacitá-los a criar estratégias de marketing inovadoras e éticas.
Objectivos Específicos
Identificar os princípios fundamentais da inteligência artificial e suas aplicações no marketing.
Implementar estratégias de marketing digital com uso da IA.
Desenvolver projetos práticos de marketing que incorporem a IA.
Criar estratégias de marketing inovadoras e éticas com base no entendimento da IA e da psicologia do consumidor.
Competências a adquirir
Compreender e aplicar princípios de IA no marketing.
Criar estratégias inovadoras e éticas para ambientes digitais.
Avaliar a eficácia das estratégias de marketing em termos de resultados.
Avaliar o impacto ético e social da IA no marketing e tomar decisões responsáveis
Metodologia de Ensino
"flipped classroom" - as aulas irão promover uma maior interatividade.
Os alunos terão acesso prévio ao conteúdo teórico por meio de recursos como vídeos, leituras e materiais online, antes das sessões presenciais. Durante as aulas presenciais, o foco estará na aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1: A Empresa Conectada
a. Introdução à era da empresa conectada
b. Transformação digital e seu impacto nas empresas
c. Agilidade e Adaptação em empresas
Módulo 2: Sistemas de Informação de Marketing
a. Conceito de sistemas de informação de marketing (SIM).
b. Recolha e análise de dados de mercado
c. Tomada de decisões baseada em informações de marketing.
Módulo 3: Princípios e Noções de Inteligência Artificial (A.I.)
a. Introdução à inteligência artificial: conceitos fundamentais.
b. Machine Learning e aplicações
c. Processamento de linguagem natural (NLP) e visão computacional.
Módulo 4: A Estratégia de Marketing e I.A.
a. Incorporando a IA na estratégia de marketing.
b. Desenvolvimento de estratégias de conteúdo com IA
c. Marketing preditivo: antecipando as necessidades dos clientes.
Módulo 5: Psicologia do Consumidor e Experiência do Cliente
a. Compreendendo o comportamento do consumidor em um mundo digital.
b. Design de experiência do cliente (CX) baseado em psicologia.
c. A influência das emoções na decisão de compra.
Módulo 6: Estratégias de Marketing Digital Avançadas
a. SEO avançado e estratégias de conteúdo para a IA
b. Social Media Marketing orientado por dados
c. Automação avançada de marketing e funis de conversão
Módulo 7: Ética e Impacto Social da I.A. no Marketing
a. Desafios éticos da I.A. no marketing
b. Privacidade do consumidor e regulamentações
c. Responsabilidade social corporativa no uso da I.A.
Métodos de Avaliação
2 testes
1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS8: garantir condições de trabalho dignas e crescimento económico sustentável.
ODS9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
ODS12: garantir padrões de consumo e de produção sustentável
ODS16: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Palavras Chave
Marketing e Tecnologias, Planeamento Estratégico, I.A. e Marketing
Bibliografia Principal
Autor | Pradeep, A. K.; Appel, A |
---|---|
Título | AI for Marketing and Product Innovation: Powerful |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2022 |
Autor | Kotler, P.; Kartajaya, H. |
Título | Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital |
Local | John Wiley & Sons |
Ano | 2017 |
Autor | King, K. |
Título | Artificial Intelligence in Marketing: Practical Ap |
Editora | Kogan Page Publishers |
Ano | 2019 |