Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
DISSERTAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente:
Carga Horária
Orientação Tutorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Desenvolver competências de investigação científica em Psicologia da Educação.
2. Integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos no desenvolvimento de uma dissertação.
3. Promover o pensamento crítico, a autonomia e a comunicação de ciência.
Objectivos Específicos
1. Analisar fenómenos com base em paradigmas e quadros teóricos adequados.
2. Formular hipóteses ou questões de investigação fundamentadas.
3. Desenhar projetos de investigação válidos e éticos.
4. Rever literatura, operacionalizar variáveis e justificar metodologias.
5. Recolher e analisar dados com rigor.
6. Integrar conhecimentos das UCs associadas à investigação.
Competências a adquirir
1. Conceber e desenvolver projetos de investigação de forma autónoma.
2. Aplicar métodos quantitativos e/ou qualitativos com rigor científico.
3. Integrar criticamente conhecimentos teóricos e metodológicos.
4. Operacionalizar variáveis e interpretar dados.
5. Tomar decisões fundamentadas no processo de investigação.
6. Comunicar ciência com clareza e pensamento crítico.
Metodologia de Ensino
O modelo pedagógico desta unidade curricular está fundamentado na integração de sessões de orientação tutorial e metodologias colaborativas, promovendo uma aprendizagem ativa e um acompanhamento contínuo dos estudantes. As sessões de orientação visão orientar o desenvolvimento dos projetos de investigação e prestar apoio na elaboração das dissertações, sendo realizadas tanto individualmente como em pequenos grupos.
Conteúdos Programáticos
Os temas dos conteúdos programáticos variam de acordo com o tema de dissertação escolhido pelo estudante. No entanto, incluem sempre a execução de um trabalho de investigação individual, que pode ser empírico ou de outra natureza, dentro do campo da Psicologia da Educação. O processo também requer a elaboração de uma dissertação original, conforme os padrões estipulados no regulamento da instituição, e a sua posterior defesa em provas públicas. No contexto das sessões de orientação, abordam-se consistentemente tópicos como questões éticas, metodologias de investigação, análise e interpretação de dados, e técnicas de escrita científica.
Métodos de Avaliação
A avaliação desta unidade curricular é realizada através de um trabalho científico individual, a dissertação. A classificação final é determinada por um júri que delibera após a apresentação e discussão pública da dissertação, conforme estipulado pelo regulamento interno.
Recursos Didácticos
Bases de dados científicas e bibliografia especializada.
Plataformas digitais institucionais (e.g., Moodle) para partilha de materiais, comunicação com os orientadores e submissão de documentos.
Software de análise de dados quantitativos (e.g., SPSS, JASP, R) e qualitativos (e.g., NVivo, MAXQDA).
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 10 – Redução das Desigualdades
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
Palavras Chave
Investigação Científica
Dissertação
Análise de Dados
Ética na Investigação
Bibliografia Principal
Autor | |
---|---|
Título | Publication manual of the American Psychological A |
Edição | American Psycho |
Ano | 2020 |
Autor | Brough, P. |
Título | Advanced research methods for applied Psychology: |
Edição | Routledge |
Ano | 2019 |
Autor | Clark-Carter, D. |
Título | Quantitative psychological research. The complete |
Edição | 5th Ed |
Editora | Routledge |
Ano | 2024 |
Bibliografia Complementar
Autor | Frost., N. |
---|---|
Título | Qualitative research methods in Psychology: Combin |
Edição | 2nd Ed |
Local | |
Editora | Mcgraw-Hill Education |
Ano | 2021 |
Autor | Kail, R. V. |
Título | Scientific writing for Psychology: Lessons in clar |
Edição | 2nd Ed. |
Local | |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2019 |