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DISSERTAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2025/2026

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente:

Carga Horária

Orientação Tutorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Desenvolver competências de investigação científica em Psicologia da Educação.
2. Integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos no desenvolvimento de uma dissertação.
3. Promover o pensamento crítico, a autonomia e a comunicação de ciência.

Objectivos Específicos

1. Analisar fenómenos com base em paradigmas e quadros teóricos adequados.
2. Formular hipóteses ou questões de investigação fundamentadas.
3. Desenhar projetos de investigação válidos e éticos.
4. Rever literatura, operacionalizar variáveis e justificar metodologias.
5. Recolher e analisar dados com rigor.
6. Integrar conhecimentos das UCs associadas à investigação.

Competências a adquirir

1. Conceber e desenvolver projetos de investigação de forma autónoma.
2. Aplicar métodos quantitativos e/ou qualitativos com rigor científico.
3. Integrar criticamente conhecimentos teóricos e metodológicos.
4. Operacionalizar variáveis e interpretar dados.
5. Tomar decisões fundamentadas no processo de investigação.
6. Comunicar ciência com clareza e pensamento crítico.

Metodologia de Ensino

O modelo pedagógico desta unidade curricular está fundamentado na integração de sessões de orientação tutorial e metodologias colaborativas, promovendo uma aprendizagem ativa e um acompanhamento contínuo dos estudantes. As sessões de orientação visão orientar o desenvolvimento dos projetos de investigação e prestar apoio na elaboração das dissertações, sendo realizadas tanto individualmente como em pequenos grupos.

Conteúdos Programáticos

Os temas dos conteúdos programáticos variam de acordo com o tema de dissertação escolhido pelo estudante. No entanto, incluem sempre a execução de um trabalho de investigação individual, que pode ser empírico ou de outra natureza, dentro do campo da Psicologia da Educação. O processo também requer a elaboração de uma dissertação original, conforme os padrões estipulados no regulamento da instituição, e a sua posterior defesa em provas públicas. No contexto das sessões de orientação, abordam-se consistentemente tópicos como questões éticas, metodologias de investigação, análise e interpretação de dados, e técnicas de escrita científica.

Métodos de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular é realizada através de um trabalho científico individual, a dissertação. A classificação final é determinada por um júri que delibera após a apresentação e discussão pública da dissertação, conforme estipulado pelo regulamento interno.

Recursos Didácticos

Bases de dados científicas e bibliografia especializada.
Plataformas digitais institucionais (e.g., Moodle) para partilha de materiais, comunicação com os orientadores e submissão de documentos.
Software de análise de dados quantitativos (e.g., SPSS, JASP, R) e qualitativos (e.g., NVivo, MAXQDA).

Objetivos de Sustentabilidade

ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 10 – Redução das Desigualdades
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

Palavras Chave

Investigação Científica
Dissertação
Análise de Dados
Ética na Investigação

Bibliografia Principal

Autor
Título Publication manual of the American Psychological A
Edição American Psycho
Ano 2020
Autor Brough, P.
Título Advanced research methods for applied Psychology:
Edição Routledge
Ano 2019
Autor Clark-Carter, D.
Título Quantitative psychological research. The complete
Edição 5th Ed
Editora Routledge
Ano 2024

Bibliografia Complementar

Autor Frost., N.
Título Qualitative research methods in Psychology: Combin
Edição 2nd Ed
Local
Editora Mcgraw-Hill Education
Ano 2021
Autor Kail, R. V.
Título Scientific writing for Psychology: Lessons in clar
Edição 2nd Ed.
Local
Editora Sage Publications
Ano 2019