Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

ESTÁGIO COM SUPERVISÃO - 2025/2026

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de estágio com supervisão tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais desafios colocados no confronto com o mercado de trabalho, bem como a melhoria da competências técnicas e científicas.

Objectivos Específicos

1) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
2) Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional
3) Promover a reflexão e a auto-avaliação sobre a prática em contexto de trabalho

Competências a adquirir

1)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da psicologia educacional.
2)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas interativas.
Aprendizagem baseada em problemas.
Análise e discussão de artigos científicos e documentos legais.
Aprendizagem invertida.
Apresentação do estágio em momentos específicos do ano letivo.
Discussão de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de Supervisão
1.1. Princípios ético-deontológicos da profissão

2. Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção em função contexto de estágio

3.O psicólogo educacional e as suas atribuições

4. Elaboração e avaliação de projetos

5. Escrita científica

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Envio de reflexões escritas sobre o estágio no final de dezembro, março e maio.
c) Apresentações do trabalho desenvolvido ao grupo e a estudantes do 1º ano do Mestrado: fevereiro e maio.
d) Reflexões e apresentações sobre a prática em contexto de trabalho: duas apresentações ao longo do ano.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Moodle.
Teams.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
ODS10 - Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.

Palavras Chave

Educação.
Psicologia.
Contextos de intervenção.
Processo Ensino e processo de Aprendizagem.

Bibliografia Principal

Autor ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of educational psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor Mendes, Sofia
Título A prática profissional da psicologia escolar
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora OPP
Ano 2019
Autor DAMON, William & LERNER, Richard
Título Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4
Edição 6.ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.)
Título Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento,
Autor LOPES, João
Título Comportamento, aprendizagem e "ensinagem" na ordem