Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES - 2025/2026

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Explorar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes
- Refletir sobre os princípios que norteiam o desenho de um plano de avaliação psicológica no âmbito da intervenção clínica com crianças e adolescentes
- Refletir sobre os princípios que norteiam a comunicação dos resultados do processo de avaliação clínica

Objectivos Específicos

- Enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes
- Analisar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes
- Analisar os princípios em que se alicerça o desenho de um plano de avaliação clínica
- Discutir os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes

Competências a adquirir

É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica
- conhecer as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes
- administrar, cotar e interpretar os resultados dos principais instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes
- elaborar planos de avaliação clínica
- integrar e comunicar os resultados da avaliação

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos
- ´Role-playing´, para modelar competências específicas a mobilizar no contexto da avaliação clínica com crianças e adolescentes
- Treino de cotação e interpretação dos procedimentos requeridos por cada um dos instrumentos de avaliação psicológica explorado
- Análise e discussão de casos clínicos

Conteúdos Programáticos

1. A avaliação psicológica de crianças e adolescentes em contexto clínico
1.1. Modelos teórico-concetuais da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações para a avaliação psicológica de crianças e adolescentes

2. Técnicas e instrumentos na avaliação clínica de crianças e adolescentes
2.1. Entrevista clínica
2.2. Observação clínica
2.3. Instrumentos de avaliação do ajustamento socioemocional:
2.3.1. Sistema de Avaliação Baseado em Evidência Empírica (ASEBA)
- Child Behavior Checklist for Ages 1 1/2- 5 (CBCL 1 1/2-5; Achenbach et al., 2014)
- Caregiver-Teacher Report Form for Ages 1 1/2-5 (CTRF; Achenbach et al., 2014)
- Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL 6-18; Achenbach et al., 2014)
- Teacher Report Form (TRF; Achenbach et al. 2014)
- Youth Self-Report (YSR; Achenbach et al., 2014)
- Semistructured Clinical Interview for Children & Adolescents (SCICA; Araújo et al., 1995; McConaughy & Achenbach, 2001)
2.3.2. Roberts-2 (Roberts & Gruber, 2005)
2.3.3. Instrumentos de avaliação da ansiedade e da depressão
2.3.4. Instrumentos de avaliação dos problemas de comportamento, de regulação da atenção e hiperatividade
2.4. Instrumentos de avaliação do funcionamento cognitivo
2.4.1.Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª edição (WISC-III; Wechsler, 2003)
2.5. Instrumentos de avaliação do perfil de desenvolvimento global da criança
2.5.1.Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª Edição (Green et al., 2018)
3. Comunicação de dados recolhidos no processo de avaliação (comunicação oral e sistematização dos resultados num relatório de síntese do processo de avaliação clínica)

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas
- a elaboração de um relatório de avaliação clínica, com base num caso clínico fornecido pela docente, que será defendido oralmente, em contexto de aula

A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de avaliação psicológica explorados nas aulas

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

avaliação clínica, crianças e adolescentes, instrumentos de avaliação clínica, entrevista clínica, observação clínica

Bibliografia Principal

Autor Carr, A.
Título Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole
Edição
Local Braga
Editora Psiquilíbrios Edições
Ano 2014
Autor Sattler, J.
Título Assessment of Children: Behavioral and clinical ap
Edição 5th
Local San Diego
Editora Jerome M. Sattler Publisher
Ano 2008
Autor Almeida, L., Machado, C., Simões, M., & Gonçalves,
Título Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para
Edição
Local Coimbra
Editora Quarteto Editora
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor Wechsler, D.
Título Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças -
Autor Roberts, G., & Gruber, C.
Título Roberts-2 [Manual]