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PLANIFICAÇÃO ESTRATÉGICA DOS MEDIA - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Rodrigues

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual e prática do planeamento de meios de comunicação no contexto do marketing.

Objectivos Específicos

1. Compreender como está organizado o mercado publicitário e os respetivos meios de difusão;
2. Saber enquadrar a planificação estratégica dos media, no contexto da comunicação publicitária/institucional
3. Entender a estrutura de um plano de meios e a sua relação com a estratégia de marketing e comunicação da marca.
4. Compreender as características de cada um dos meios e suportes, online e offline, assim como a sua importância num plano de meios.

Competências a adquirir

1. Definir uma estratégia de meios contemplando as suas diferentes componentes
2. Selecionar os meios e suportes adequados à marca, ao seu contexto e aos seus públicos
3. Elaboração de um plano estratégico dos media;
3. Analisar os resultados das ações de comunicação implementadas.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à comunicação empresarial com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. O mercado publicitário
1.1 Os meios de comunicação na atualidade: do offline ao online
1.2 Organização do mercado publicitário e principais operadores do mercado
1.3 Relação anunciante/agências/meios
2. O planeamento estratégico de meios
2.1 Objetivos de comunicação
2.2 Públicos a atingir
2.3 Planeamento tático de meios
2.4 Orçamento publicitário
3.Os meios tradicionais de difusão publicitária
3.1 Televisão
3.2 Rádio
3.3 Meios impressos
4.Meios e técnicas de comunicação de marketing
4.1 Marketing direto
4.2 Ponto de venda e promoções
4.3 Meios alternativos
5.Canais de comunicação digital
5.1 Publicidade online
5.2 Email marketing
5.3 Redes sociais
6. Avaliação das estratégias de comunicação

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- 2 testes;
- 1 Trabalho de grupo com apresentação

Recursos Didácticos

Serão utilizados vários recursos didáticos:
- Casos de estudo
- Bibliografia
- Exercícios
- Apresentações em powerpoint

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Planificação de Meios
Estratégia de Comunicação
Publicidade online

Bibliografia Principal

Autor YOUNG, Antony
Título Brand Media Strategy: Integrated Communications Pl
Edição 2nd ed.
Local New York
Editora Palgrave Macmillan
Ano 2014
Autor KATZ, Helen
Título The Media Handbook: A Complete Guide to Advertisin
Edição 6th Edition
Local New York
Editora Taylor & Francis
Ano 2017
Autor Ayestarán, Raquel; Rangel, Celia; Sebastián, Ana
Título Planificación Estratégica y gestión de la publicid
Local Madrid
Editora ESIC
Ano 2018

Bibliografia Complementar

Autor PICKTON, David; BRODERICK, Amanda
Título Integrated Marketing Communications
Edição 2ª ed
Local England
Editora Pearson Prentice Hall
Ano 2020
Autor LENDREVIE, Jacques; et al.
Título Publicitor comunicação 360º online offline
Edição 8ªed.
Local Lisboa
Editora Dom Quixote
Ano 2020