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COMUNICAÇÃO - 2023/2024

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina visa proporcionar uma compreensão teórica sólida em comunicação organizacional, diferenciar entre contextos interno e externo, desenvolver habilidades na criação de planos de comunicação, e capacitar os alunos para traduzir estratégias em meios eficazes, promovendo uma comunicação impactante e alinhada com os objetivos organizacionais.

Objectivos Específicos

1. Compreender as teorias e conceitos fundamentais da comunicação organizacional.
2. Adquirir proficiência nas principais teorias, facilitando análises críticas e aplicações práticas.
3. Discernir ‘nuances’ entre comunicação interna e externa, adaptando estratégias para públicos diversos.
4. Traduzir objetivos em estratégias tangíveis

Competências a adquirir

Neste curso, os estudantes adquirirão competências em comunicação eficaz, pensamento crítico, tomada de decisões éticas e na capacidade de analisar e aplicar teorias de comunicação a cenários do mundo real. Isso aprimorará a sua proficiência em diversos canais de comunicação e promoverá práticas de comunicação responsável e impactante.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino para este curso seguirá principalmente a abordagem de sala de ´flipped classroom´. Os estudantes irão envolver-se com o conteúdo do curso antes das aulas, permitindo que o tempo em sala de aula seja dedicado a discussões ativas, estudos de caso e aplicação prática de conceitos, promovendo uma aprendizagem mais profunda e pensamento crítico.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Comunicação Organizacional

Visão geral do curso, objetivos e importância da comunicação nas organizações.
Diferença entre comunicação interna e externa.
Enquadramento teórico: Principais teorias e modelos de comunicação organizacional.

Plano de Comunicação Interno

Definição e importância do plano de comunicação interno.
Identificação dos stakeholders internos.
Comunicação entre departamentos.
A cultura organizacional e a comunicação interna.

Plano de Comunicação Externa

Análise de públicos externos e as suas necessidades.
Desenvolvimento de mensagens-chave para diferentes audiências externas.
Utilização de canais de comunicação externa: imprensa, redes sociais, eventos, entre outros.

Da Estratégia aos Meios de Comunicação

Estabelecer objetivos de comunicação.
Definição de estratégias.
Escolha de meios de comunicação apropriados para cada estratégia.

Definição de Objetivos e Conteúdos

Identificação de objetivos específicos para cada mensagem.
Desenvolvimento de conteúdos alinhados com os objetivos da empresa.
Técnicas de adaptação de conteúdo para diferentes plataformas e audiências.
Consistência e autenticidade na comunicação.

Medição e Avaliação da Comunicação Organizacional

Importância da monitorização e avaliação contínua.
Métricas chave para avaliar o impacto da comunicação.
A importância do feedback

Métodos de Avaliação

2 testes, cada um com peso de 30% na nota final.
1 trabalho em grupo, com peso de 40% na nota final.

Recursos Didácticos

O professor disponibilizará recursos audiovisuais e uma bibliografia específica relacionada à comunicação organizacional, estratégia, ética, Social Medias e Comunicação Integrada de Marketing (IMC).

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Comunicação Empresarial, Comunicação, Comunicação Integrada, Estratégia

Bibliografia Principal

Autor S. Shockley-Zalabak, Pamela
Título Fundamentals of Organizational Communication
Edição 9ª ed
Ano 2015