Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2023/2024

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam explicar as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações, bem como as suas ligações com o Marketing.

Objectivos Específicos

São objetivos específicos desta UC, levar os estudantes a adquirir conhecimentos e competências nos domínios da motivação, da comunicação, da liderança, da cultura organizacional, da ética e da responsabilidade social, relacionando os mesmos com o Marketing, particularmente com o Interno.

Competências a adquirir

- Reconhecer a importância do estudo do comportamento organizacional para o Marketing;
- Identificar as principais teorias da motivação no que se refere aos grupos e equipas de trabalho;
- Descrever o impacto da liderança, da comunicação e do Marketing interno na satisfação e desempenho;
- Estabelecer ligação entre a cultura organizacional, a criatividade e o Marketing;
- Apresentar os principais desafios éticos atuais e futuros para o Marketing.

Metodologia de Ensino

Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Organizações, Comportamento Organizacional e Marketing.
1.1. Estudar o comportamento nas organizações.
1.2. Bases e multidisciplinaridade do Comportamento Organizacional.
1.3. Questões do Comportamento Organizacional pertinentes para a Estratégia de Marketing.

2. Motivação, Satisfação e Desempenho.
2.1. Teorias da Motivação de Conteúdo e de Processo.
2.2. Grupos, Equipas de Trabalho e Desenvolvimento.
2.3. Papel da Liderança na Motivação e no Desempenho.
2.4. Marketing Interno, Satisfação e Desempenho.

3. Cultura Organizacional, Comunicação e Marketing.
3.1. Bases da Comunicação eficaz.
3.2. Cultura Organizacional e Estilos de Comunicação.
3.3. Ambientes culturais, Criatividade e Marketing.

4. Ética e Responsabilidade Social Corporativa.
4.1. Definição de conceitos.
4.2. Relevância da ética e da responsabilidade social em Marketing.
4.3. Desafios futuros e Marketing.

Métodos de Avaliação

Os estudantes serão avaliados através da realização de dois pontos escritos e da realização de trabalhos nas aulas OT.

Recursos Didácticos

Audiovisuais: computador, projetor e quadro.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Organização, Comportamento, Cultura, Motivação, Liderança, Comunicação, Ética, Desempenho e Marketing.

Bibliografia Principal

Autor PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R.
Título Manual de Comportamento Organizacional e Gestão
Edição
Local Lisboa
Editora RH Editora
Ano 2016
Autor Nahavandi, Denhardt, Denhardt & Aristigueta
Título Organizational Behavior
Local London
Editora Sage
Ano 2015
Autor Murphy, P. E., Laczniak, Gene R., & Harris, F.
Título Ethics in Marketing
Edição 2nd
Local New York
Editora Routledge
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor ROBBINS, S.P.
Título Comportamento Organizacional