Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
SOCIOLOGIA - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Mata
Assistentes: Prof. Doutor Joel Mata
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos capazes de potenciar a compreensão reflexiva, crítica e autónoma do mundo social; fomentar a utilização de conceitos e de metodologias de trabalhos sociológicos nas áreas científicas e nos futuros contextos profissionais dos estudantes
Objectivos Específicos
Dar a conhecer conceitos e teorias fundamentais para a análise da dimensão sociológica da realidade social e a importância d recurso aos mesmos nas áreas disciplinares e profissionais dos estudantes; contribuir para a compreensão da pesquisa social, dos métodos e técnicas de análise e da sua aplicação; promover o reconhecimento da importância da abordagem científica da realidade social e familiarizar os estudantes com o trabalho científico
Competências a adquirir
Adquirir um modo de pensar científico e pluridisciplinar; desenvolver a autonomia intelectual e as capacidades de problematização, de análise e de raciocínio críticos; melhorar capacidades de trabalho individual e em equipa, e de comunicação oral e escrita; conhecer quadros teóricos e metodologias de investigação sociológicos; aplicar conceitos sociológicos às suas áreas disciplinares
Metodologia de Ensino
Exposição oral pelo docente;
aulas de debate na base de questões formuladas na aula anterior, reflexão sobre textos selecionados , de filmes e de outros registos fornecidos pelo docente; acompanhamento e apoio ao desenvolvimento de trabalhos teórico-práticos
Conteúdos Programáticos
Introdução
1. A Sociologia
1.1. Objecto de estudo
1.2. Os fundadores
1.3. Escolas sociológicas
1.4. Escolas sociológicas em Portugal
2. Métodos de investigação sociológica
2.1. O processo de pesquisa
2.2. Métodos de investigação
3. Problemáticas fundamentais da Sociologia para a compreensão de fenómenos e comportamentos sociais da actualidade
3.1. Sociedade, cultura e a pessoa~
3.2. Tipos de sociedade
3.3. Interacção social e vivência quotidiana
3.4. A família
3.5. Crime e desvio comportamental
3.6. A toxicodependência
3.7. Estratificação e desigualdades sociais
3.8. Trabalho e vida económica
3.9. O ambiente na reflexão sociológica
3.10. A globalização e os seus desafios
4. A empresa como objecto sociológico
4.1. Da sociologia do trabalho à sociologia das empresas
4.2. Dos colaboradores às empresas
4.3. A empresa como sistema de ligações sociais
Conclusão
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua, com a realização de dois pontos escritos e demais elementos contemplados no Regulamento de Avaliação
Recursos Didácticos
Bibliografia e textos de apoio sugeridos pelo docente; suporte informático para apoio às aulas teórico-práticas
Objetivos de Sustentabilidade
Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão trabalhados os seguintes objetivos: garantir o acesso á educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem; garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e promover o bem estar para todos em todas as idades; tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Palavras Chave
Sociologia, cultura, socialização, estratificação social
Bibliografia Principal
Autor | GIDDENS, Anthony |
---|---|
Título | Sociologia |
Edição | 6.º |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2001 |
Autor | BARATA, Óscar Saores |
Título | Introdução às Ciências Sociais |
Edição | 12.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Bertrand Editora |
Ano | 2007 |
Autor | AAVV |
Título | O Livro da Sociologia |
Edição | 1.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Presença |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | CASTELLS, Manuel; CARAÇA, João; CARDOSO, Gustavo |
---|---|
Título | Rescaldio e Mudança - m As culturas da crise econ |
Edição | 1.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Esfera do caos |
Ano | 2012 |
Autor | PUNCH, Keith |
Título | Introduction to Social Research - qualitative |
Edição | 1.ª |
Local | Los Angeles, London |
Editora | Sage |
Ano | 2014 |