Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

SOCIOLOGIA - 2025/2026

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Mata
Assistentes: Prof. Doutor Joel Mata

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Oferecer instrumentos teóricos e metodológicos capazes de potenciar a compreensão reflexiva, crítica e autónoma do mundo social; fomentar a utilização de conceitos e de metodologias de trabalhos sociológicos nas áreas científicas e nos futuros contextos profissionais dos estudantes

Objectivos Específicos

Dar a conhecer conceitos e teorias fundamentais para a análise da dimensão sociológica da realidade social e a importância d recurso aos mesmos nas áreas disciplinares e profissionais dos estudantes; contribuir para a compreensão da pesquisa social, dos métodos e técnicas de análise e da sua aplicação; promover o reconhecimento da importância da abordagem científica da realidade social e familiarizar os estudantes com o trabalho científico

Competências a adquirir

Adquirir um modo de pensar científico e pluridisciplinar; desenvolver a autonomia intelectual e as capacidades de problematização, de análise e de raciocínio críticos; melhorar capacidades de trabalho individual e em equipa, e de comunicação oral e escrita; conhecer quadros teóricos e metodologias de investigação sociológicos; aplicar conceitos sociológicos às suas áreas disciplinares

Metodologia de Ensino

Exposição oral pelo docente;
aulas de debate na base de questões formuladas na aula anterior, reflexão sobre textos selecionados , de filmes e de outros registos fornecidos pelo docente; acompanhamento e apoio ao desenvolvimento de trabalhos teórico-práticos

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. A Sociologia
1.1. Objecto de estudo
1.2. Os fundadores
1.3. Escolas sociológicas
1.4. Escolas sociológicas em Portugal
2. Métodos de investigação sociológica
2.1. O processo de pesquisa
2.2. Métodos de investigação
3. Problemáticas fundamentais da Sociologia para a compreensão de fenómenos e comportamentos sociais da actualidade
3.1. Sociedade, cultura e a pessoa~
3.2. Tipos de sociedade
3.3. Interacção social e vivência quotidiana
3.4. A família
3.5. Crime e desvio comportamental
3.6. A toxicodependência
3.7. Estratificação e desigualdades sociais
3.8. Trabalho e vida económica
3.9. O ambiente na reflexão sociológica
3.10. A globalização e os seus desafios
4. A empresa como objecto sociológico
4.1. Da sociologia do trabalho à sociologia das empresas
4.2. Dos colaboradores às empresas
4.3. A empresa como sistema de ligações sociais
Conclusão

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua, com a realização de dois pontos escritos e demais elementos contemplados no Regulamento de Avaliação

Recursos Didácticos

Bibliografia e textos de apoio sugeridos pelo docente; suporte informático para apoio às aulas teórico-práticas

Objetivos de Sustentabilidade

Recorrendo a meios digitais, audiovisuais e convidados/especialistas, serão trabalhados os seguintes objetivos: garantir o acesso á educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem; garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade e promover o bem estar para todos em todas as idades; tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

Palavras Chave

Sociologia, cultura, socialização, estratificação social

Bibliografia Principal

Autor GIDDENS, Anthony
Título Sociologia
Edição 6.º
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2001
Autor BARATA, Óscar Saores
Título Introdução às Ciências Sociais
Edição 12.ª
Local Lisboa
Editora Bertrand Editora
Ano 2007
Autor AAVV
Título O Livro da Sociologia
Edição 1.ª
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor CASTELLS, Manuel; CARAÇA, João; CARDOSO, Gustavo
Título Rescaldio e Mudança - m As culturas da crise econ
Edição 1.ª
Local Lisboa
Editora Esfera do caos
Ano 2012
Autor PUNCH, Keith
Título Introduction to Social Research - qualitative
Edição 1.ª
Local Los Angeles, London
Editora Sage
Ano 2014