Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
GESTÃO DE EQUIPAS, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Flora Moura
Assistentes: Prof. Doutora Flora Moura
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes o conhecimento da dinâmica dos
fenómenos grupais associados às equipas, ao conflito e à negociação. Simultaneamente,
fornecer aos estudantes os modelos e instrumentos que lhes permitam tomar decisões em
contexto de gestão de equipas, de conflito e negociação.
Saber fazer o enquadramento dos conteúdos.
Objectivos Específicos
- conhecer a natureza dos grupos
- identificar os fatores condicionantes da eficácia das equipas
- conhecer a natureza dos conflitos e identificar estratégias para a sua gestão
- conhecer o processo de negociação e definir estratégias adequadas
Competências a adquirir
- Saber gerir e liderar equipas
- Saber gerir conflitos
- Ser capaz de desenvolver processos negociais
Metodologia de Ensino
• Aulas expositivas e dialogadas
• Análise de casos práticos e estudos de caso
• Dinâmicas de grupo e exercícios práticos
• Debates e discussões em sala de aula
• Trabalhos em equipe
• Testemunhos de profissionais da área
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos da Gestão de Equipes
1.1. Definição de equipe
1.2. Diferença entre grupo e equipe
1.3. A importância das equipes nas organizações modernas
1.4. Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe
1.5. Tipos de equipes
1.6. Equipes funcionais, multifuncionais, autodirigidas e virtuais
1.7.Equipes de projeto, de processo, de resolução de problemas
2. Criação e Constituição de Equipes
2.1. Definição de propósito e objetivos da equipe
2.1.1.Alinhamento com os objetivos organizacionais
2.1.2.Critérios SMART para definição de metas
2.2. Seleção de membros para a equipe
2.2.1.Diversidade de habilidades, conhecimentos e perfis comportamentais
2.2.2.Competências essenciais para o trabalho em equipe
2.2.3. Definição de papéis e responsabilidades
2.2.4. Clareza de funções e expectativas
2.3. Estabelecimento de normas e regras de convivência
2.3.1.Códigos de conduta e cultura da equipe.
2.3.2.Criação de um ambiente de confiança e respeito.
3. Dinâmicas e Desafios da Equipe
3.1. Comunicação eficaz em equipes
3.1.1.Tipos de comunicação (verbal, não verbal, escrita).
3.2. Conflito e Negociação em equipes
3.2.1.Tipos de conflito (funcional e disfuncional)
3.2.2.Estratégias de resolução de conflitos
3.2.3.Técnicas de negociação
3.3. Tomada de decisão em equipe
3.3.1.Processos de tomada de decisão (consenso, votação, autoritário)
3.3.2.Vantagens e desvantagens de cada método
3.4. Gestão do desempenho e feedback
3.4.1.Definição de métricas de desempenho para equipes
3.4.2.Modelos de feedback construtivo
3.4.3.Coaching e mentoria para o desenvolvimento da equipe
4. Promoção da Criatividade e Inovação em Equipe
4.1.O papel do líder na facilitação do trabalho em equipe
4.2. Promoção da Criatividade e Inovação em equipe
4.2.1.Técnicas para estimular o pensamento criativo
4.2.2.Cultura organizacional que favorece a inovação
5. Avaliação e Desenvolvimento Contínuo da Equipe
5.1. Avaliação da Eficácia da Equipe
5.1.1.Critérios de sucesso de uma equipe
5.1.2.Ferramentas de avaliação do desempenho da equipe
5.2. Desenvolvimento e formação de equipes
5.2.1.Identificação de necessidades de desenvolvimento
5.2.2.Programas de formação e team building
5.3. Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Equipes
5.3.1.Cultura ética e valores
5.3.2.Sustentabilidade e impacto social
6. Tendências Futuras na Gestão de Equipes
6.1.Inteligência Artificial e automação
6.2.Novos modelos de trabalho e estruturas organizacionais
6.3.Desenvolvimento de novas competências
Métodos de Avaliação
Participação ativa nas aulas e discussões dos temas
Resolução de exercícios e estudos de caso
Apresentação e defesa de um projeto de gestão de equipes (individual ou em grupo)
2 Testes escritos (semestre)
Recursos Didácticos
1. Exposições do docente e respectivas apresentações em formato digital.
2. Bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Esta Unidade Curricular sustenta os objetivos previstos na agenda 2030(ODS) de forna indireta:
ODS4. Educação de Qualidade
ODS5. Igualdade de Género
Palavras Chave
Grupo; Equipa; Competências; Conflito e Negociação
Bibliografia Principal
Autor | HAWKINS, Peter |
---|---|
Título | Leadership Team Coaching: Developing Collective Wi |
Edição | 3ª |
Local | Reino Unido |
Editora | Kogan Page |
Ano | 2024 HAWKINS, P |
Autor | CHIAVENATO, Idalberto |
Título | Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Huma |
Edição | 13ª |
Editora | Atlas |
Ano | 2021 |
Autor | PINA E CUNHA, Miguel; REGO, Arménio. (2020). |
Título | Liderar no Novo Normal. |
Edição | 3ª |
Local | Publicação portuguesa |
Editora | Edições Sílabo |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | CEITIL, Mário |
---|---|
Título | Gestão e Desenvolvimento de Competências |
Edição | 2ª |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Silabo |
Ano | 2018 |
Autor | Edwards, MARTIN; Edwards, KRISTEN |
Título | Predictive HR Analytics: Mastering the HR Metric |