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COMPLEMENTOS DE MARKETING - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda algumas temáticas relacionadas com as variáveis do plano de marketing, aprofundando diferenças derivadas do sector económico de actividade. Será dada uma particular ênfase ao marketing industrial e ao marketing digital.
Objectivos Específicos
Na sequência de Marketing esta unidade curricular aborda e aprofunda várias temáticas relacionadas com as variáveis de marketing nomeadamente características e especificidades das variáveis do marketing-mix nos sectores de atividade económica mais significativos na sociedade contemporânea.
Competências a adquirir
Competências de recolha de dados, sistematização e análise crítica dos mesmos. Competências de decisão de problemas de gestão.
Metodologia de Ensino
As aulas têm uma componente de exposição, em que são utilizados meios audio-visuais e uma componente prática onde através da análise, ou resolução de artigos, vídeos ou casos práticos são explorados os conceitos explicitados.
Conteúdos Programáticos
I - O marketing sectorial. Caracterização dos diferentes sectores de actividade económica e social.
II - O marketing industrial
As especificidades do mercado industrial.
As variáveis do marketing-mix no mercado industrial.
III O marketing de serviços
A noção de serviço.
As especificidades do marketing de serviços.
A qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.
IV O marketing público
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
V - O marketing local e regional.
Conceito, objectivos e especificidades do marketing-mix.
O marketing das indústrias criativas e culturais.
VI - O marketing social, o marketing de organizações e instituições sem fins lucrativos.
Conceito, objectivos e especificidades.
VII - O marketing desportivo
O desporto como prática e como espectáculo. As especificidades do plano de marketing num e noutro caso.
VIII - O marketing na Internet
O impacto da Internet nas estratégias de marketing.
Os novos negócios baseados nas IT.
IX - O marketing internacional
Estratégias e razões de internacionalização.
O marketing global, local e glocal.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta elementos de expressão escrita e oralidade.
- escrita: 2 testes individuais sobre casos de empresas reais.
- oral: perguntas colocadas individualmente ao aluno/a ao longo do semestre.
Recursos Didácticos
Livros adoptados, casos práticos (em suporte multimédia), computador portátil, projector multimédia, apresentações em power-point, Internet, biblioteca da Universidade
Objetivos de Sustentabilidade
ODS9 - Indústria, inovação e infraestruturas
ODS12 - Produção e consumo responsáveis
ODS 13 - Combate às alterações climáticas
Palavras Chave
Marketing industrial
Marketing serviços
Marketing na Internet
Marketing internacional
Bibliografia Principal
Autor | CANTISTA, Isabel |
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Título | O Setor Privado em Casos de Marketing |
Edição | 1ª |
Local | Vila Nova de Gaia |
Editora | Atual Almedina |
Ano | 2024 |
Autor | de BAYNAST, Arnaud; Pedro Dionísio, Julien Lévy, Vicente Rodrigues, Ja |
Título | Mercator 25 anos |
Edição | 18ª edição |
Local | Lisboa |
Editora | Dom Quixote |
Ano | 2021 (setembro) |
Autor | DE PAULA, ANDRÉ NOVAIS DE, ZEFERINO, ANDRÉ, CARVAL |
Título | Livro Marketing Digital para Empresas |
Edição | 2ª |
Local | Portugal |
Editora | Perfil criativo - Editores |
Ano | 2019 (Julho) |
Bibliografia Complementar
Autor | KINGSNORTH, Simon |
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Título | Digital Marketing Strategy An Integrated Approach |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Kogan Page Ltd |
Ano | 2019 |
Autor | MULLIN, Bernard, Stephen Hardy e William Sutton |
Título | Marketing Strategy for the Creative and Cultural I |
Edição | 2ª |
Local | UK |
Editora | Taylror & Francis, Routledge |
Ano | 2019 |