Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
E-COMMERCE E E-MARKETPLACES - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao Comércio Eletrónico e aos eMarketplaces, às suas formas e tipologias e a sua relação com o crescimento das vendas digitais e a internacionalização, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.
Objectivos Específicos
1. Compreender a evolução e disrupções do comércio eletrónico e eMarketplaces.
2. Promover o conhecimento das estratégias aplicáveis ao Comércio Eletrónico e a sua complementaridade com eMarketplaces, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam criar e gerir um canal profissional de Comércio Eletrónico.
Competências a adquirir
1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de implementação em canal próprio de Comércio Eletrónico (i.e. loja online) e em eMarketplaces, contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.
3. Implementar os conhecimentos teóricos e práticos na construção de uma loja online.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Comércio Eletrónico e eMarketplaces com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos, incentivando a reflexão e a discussão / debate por parte dos estudantes. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico práticas através da criação de uma loja online na plataforma Shopify com acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Comércio Eletrónico e Canais de Venda Online.
2. eMarketplaces e Internacionalização Digital
3. Pilares do eCommerce
3.1. Logística
3.2. Pagamentos
3.3. Apoio ao cliente
4. Mobile, Design e User Experience
5. Métricas em eCommerce e eMarketplaces
6. Performance em eCommerce e eMarketplaces
6.1. Search
6.2. Shopping
6.3. Social
6.4. eMarketplaces ads
6.5. Email marketing
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através do seguinte conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 trabalho de grupo
- 1 trabalho individual
Recursos Didácticos
Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital.
- A bibliografia recomendada pelo docente.
- Computador com ligação à internet na construção da loja online.
Objetivos de Sustentabilidade
Esta Unidade Curricular sustenta os objetivos previstos na Agenda 2030 (ODS) de forma direta e indireta:
• ODS1: Promover práticas de comércio justo em comunidades vulneráveis.
• ODS8: Garantir condições de trabalho dignas e crescimento económico sustentável.
• ODS9: Fomentar inovação com tecnologias sustentáveis via eCommerce.
• ODS12: Adotar práticas de consumo e produção que minimizem o impacto ambiental.
• ODS13: Reduzir a pegada de carbono do comércio eletrônico.
• ODS17: Estabelecer
Palavras Chave
eCommerce, eMarketplaces, Internacionalização Digital, Marketing Digital, comunicação online, estratégia digital, consumidor digital.
Bibliografia Principal
Autor | JONGEN, Wijnand |
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Título | The End of Online Shopping |
Editora | World Scientific Publishing Company Pte. Limited |
Ano | 2018 |
Autor | FAUSTINO, Paulo |
Título | Marketing Digital na Prática |
Edição | 1ª |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | MAIA, Vera; COSTA, Sónia; PEIXOTO, Nelson; PEIXOTO |
Título | 110 Erros que prejudicam a sua loja online |
Edição | 1ª |
Editora | Perfil Criativo - Edições |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | DOMINGOS, Pedro |
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Título | A Revolução do Algoritmo Mestre |
Autor | GOUVEIA, Marco |
Título | Marketing Digital - O Guia Completo |