Evento

CLUBE DE LEITURA

Data: 22.02.2022
Local: SALA 308

 

“Assim Falava… Salazar contra Superman”, com o Professor Ricardo Leite Pinto 

 

O Clube de Leitura da Universidade Lusíada vai reunir no próximo dia 22 de fevereiro de 2022, às 11:30 para discutir o tema da Banda Desenhada, Política e Censura. O elemento bibliográfico de referência é o artigo “Salazar contra “Superman” Banda Desenhada e Censura durante o Estado Novo: o caso das publicações periódicas infanto‑juvenis e o papel da Comissão Especial para Literatura Infantil e Juvenil e da Comissão da Literatura e Espectáculos para Menores (1950‑1956)” e conta com a presença e reflexão do autor, Professor Ricardo Leite Pinto (o artigo pode ser descarregado gratuitamente aqui). 

 

O estudo da Censura às publicações periódicas infantojuvenis durante o Estado Novo, praticamente ignorado entre nós, permitirá iluminar alguns aspetos menos conhecidos da História do regime autoritário anterior ao 25 de Abril, sobretudo no que diz respeito às políticas culturais e educativas que tiveram como destinatárias as crianças, os adolescentes e os jovens adultos e o papel da Censura nessas políticas. Por outro lado, contribuirá para avaliar a receção e o desenvolvimento em Portugal das “histórias em quadrinhos”, como fenómeno paradigmático da “cultura popular”, as quais alcançaram o seu apogeu durante os anos 40 e 50 do século passado. O presente texto tenta uma primeira aproximação ao tema, estudando o papel da Comissão Especial para a Literatura Infantil e Juvenil e da Comissão da Literatura e Espetáculo para Menores no policiamento de algumas publicações infantojuvenis‑ “Mundo de Aventuras”, “Cavaleiro Andante”, “Titã”, “Flecha” e “Valente” – entre 1950 e 1956. 

 

Programa: 

11:30 Boas-vindas
11:35 até final: Reflexão e Debate com o autor, Professor Ricardo Leite Pinto
Com a moderação da Professora Cristina Aragão Seia

(Durante o encontro o coffee break estará disponível) 

 

A entrada é livre para todos os membros da comunidade universitária mas, para garantir que todos/as quantos/as queiram participar têm um lugar "à mesa", solicita-se o preenchimento prévio da ficha de inscrição

 

O encontro conta com o apoio da Tenco Cafés e da Vieira, que patrocinam o Coffee Break 

 

Para mais informações, contacte assimfalava@por.ulusiada.pt