ERASMUS+ 2026/27: Candidaturas Abertas
27/01/2026 8:01
Mobilidade Erasmus+ para Alunos OUT, 2026/27:
Candidaturas Abertas
As candidaturas para alunos OUT, do programa Erasmus+, ano letivo de 2026/2027, estão abertas de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, até às 20H00, hora continental.
A mobilidade Erasmus+ permite a realização de um período de estudos ou de estágios no estrangeiro, onde o estudante adquire conhecimentos e experiências úteis e complementares à sua formação académica.
1. Como se processa a candidatura?
- A candidatura realiza-se mediante o preenchimento de um formulário on-line.
2. Quem pode candidatar-se e em que condições?
- Podem candidatar-se a uma vaga/bolsa Erasmus+ os estudantes da Universidade Lusíada que frequentem qualquer um dos cursos aí ministrados (licenciaturas e mestrado integrado). A mobilidade só pode ser executada com universidades parceiras.
3. Quais são os critérios de elegibilidade?
Os estudantes que concorram a uma vaga/bolsa Erasmus+ são selecionados tendo em conta as seguintes prioridades:
- Frequentar o ano curricular mais avançado do ciclo de estudos em referência, sendo que não o poderão fazer no 1.º ano;
- Ter zero ou um menor número de unidades curriculares em atraso;
- Possuir a média mais elevada das classificações obtidas no ano letivo imediatamente anterior;
- Cumulativamente, têm de ser bolseiros do Estado ou com comprovadas dificuldades económico-financeiras.
4. No contexto deste programa de intercâmbio, que aspetos devem ser considerados?
- O estudante terá à sua disposição, obrigatoriamente e grátis, um curso de língua on-line através da EU | Academy (OLS – Online Language Support), que o ajudará a melhorar a sua mobilidade de estudos no país de destino.
- A generalidade das universidades de acolhimento exige um diploma de língua nacional B2.
- A avaliação do estudante mantém-se segundo as regras do sistema ECTS, sendo que as notas da turma de origem são um elemento de referência crucial. Para melhor conhecimento da aplicação do sistema de notas ECTS, deverão consultar obrigatoriamente as normas e regulamentos dos Outgoing Students. Sem a concordância com esse sistema de conversão, os estudantes não farão a mobilidade.
- No caso de algum dos candidatos ter unidades curriculares em atraso, a candidatura fica sujeita a parecer favorável do Coordenador Institucional e do respetivo Coordenador Departamental.
- Para confirmar a vaga/bolsa que eventualmente possa ter sido atribuída a um candidato, o mesmo deverá pagar uma caução no valor de 75 €. No caso de concretizar a mobilidade, o valor é restituído quando chegar ao país de destino. A desistência não implica devolução.
- O estudante Erasmus que efetivamente realizar uma mobilidade terá uma redução no custo da sua propina mensal, excluindo os que recebem Prémio de Mérito, bem como todos os que beneficiam de uma bolsa do Estado português a 100%. Os estudantes que beneficiam de uma bolsa da Direção-Geral do Ensino Superior podem e devem solicitar, com o apoio da Universidade Lusíada, uma verba complementar para a mobilidade Erasmus+.
- Um estudante que concorra a uma mobilidade Erasmus+ não pode concorrer, ao mesmo tempo, a uma mobilidade extracomunitária.
5. Onde se poderá obter mais informações?
Para mais esclarecimentos, os interessados podem consultar o documento intitulado "Alunos OUT – Guião e normas internas" e/ou dirigir-se ao Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, tendo em conta o seguinte contacto:
Dr.ª Susana Ferreira
Universidade Lusíada – Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão)
E-mail: erasmus@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada – Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão)
E-mail: erasmus@por.ulusiada.pt
