Pedagogia XXI lança e-book sobre boas-práticas de inovação e de formação no Ensino Superior
18/12/2025 10:12
O e-book "Pedagogia XXI: boas práticas de inovação e de formação na educação superior" vai ser lançado, no dia 22 de dezembro de 2025, pelas 17H30, numa sessão on-line, para a qual se convidam todos os interessados através da seguinte hiperligação.
O projeto integra-se nos objetivos do Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica "Pedagogia XXI", do qual a Fundação Minerva/Universidade Lusíada é promotora, e resulta de um trabalho conjunto de representantes de algumas das instituições do consórcio:
- Professora Doutora Daniela Gonçalves (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti);
- Professora Doutora Inês Ribeiros (Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo / ISCE Douro);
- Professora Doutora Joana Cruz (Universidade Lusíada, Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento – CIPD);
- Professora Doutora Joana Torres (Instituto Europeu de Estudos Superiores);
- Professora Doutora Luísa Orvalho (ISTEC Porto);
- Professora Doutora Mariana Sousa (Universidade Lusíada, CIPD).
O programa inclui a participação de representantes da entidade promotora e das instituições copromotoras (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Escola Superior de Saúde de Santa Maria), estando prevista, ainda, a presença da equipa que organizou o e-book, bem como alguns dos autores, que partilharão breves testemunhos. Será um momento determinante para fortalecer a partilha, a reflexão e a disseminação de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que reconhecem o estudante como agente ativo na construção do conhecimento. Configurar-se-á, de igual modo, como um importante contributo para encorajar e alavancar ações de capacitação docente e para o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas que respondam às necessidades emergentes dos estudantes, refletindo as constantes transformações sociais que as enformam.
A obra pretende "constituir-se como um espaço e um tempo de reflexão e partilha, incentivando a construção de práticas pedagógicas inovadoras, sustentáveis e significativas, alicerçadas na formação ao longo da vida e ajustadas aos desafios hodiernos, do século XXI." Deseja-se, ainda, "inspirar docentes, investigadores/as e decisores/as educacionais a refletirem sobre itinerários possíveis para uma Educação Superior mais participativa, personalizada, conectada e orientada para um presente-futuro."
"A Educação Superior vive um momento de transformação profunda, impulsionado pela necessidade de responder a desafios sociais, tecnológicos e pedagógicos cada vez mais complexos". Neste contexto, considerou-se relevante reunir "um conjunto de reflexões, experiências e boas-práticas de inovação pedagógica e de formação docente, no âmbito do Pedagogia XXI." A publicação "estrutura-se em torno de três dimensões fundamentais: 1. Práticas de inovação pedagógica […]; 2. Formação […]; 3. Reconfiguração de práticas educativas […]." Os contributos para este e-book "resultam do trabalho desenvolvido no decurso do ano letivo 2024-2025. Espelham, também, o processo de (co)construção de metodologias ativas", deslocando o foco do ensino para a aprendizagem e promovendo "a autonomia intelectual, a capacidade crítica e a colaboração nos/as estudantes, elementos indispensáveis à formação de cidadãos/cidadãs e profissionais preparados/as para enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea." Encontramos aqui reflexões sobre assuntos como: a inclusão de estudantes internacionais no ensino superior; a inteligência artificial como ferramenta pedagógica inovadora; a abordagem interdisciplinar na educação superior; pedagogia positiva; realidade aumentada; gamificação e formação de formadores. Enfatiza-se que "a transformação das práticas educativas na Educação Superior implica uma autêntica revisão crítica de modelos tradicionais, orientada pela investigação, inovação, a par do compromisso com a qualidade académica."
O Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica "Pedagogia XXI" está inserido no programa de investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), visando criar centros de excelência de inovação pedagógica no ensino superior, tendo sido constituído um consórcio que reúne 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Procura-se dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.
