Pedagogia XXI em encontro nacional dos Centros de Excelência de Inovação Pedagógica
03/12/2025 12:12
Entre 17 e 19 de novembro de 2025, Esposende acolheu o “Encontro Nacional para Inovação Pedagógica no Ensino Superior”, promovido pelo Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES). O evento reuniu representantes dos sete consórcios responsáveis pelos Centros de Excelência de Inovação Pedagógica, entre os quais o Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica "Pedagogia XXI", projeto do qual a Universidade Lusíada é promotora, conforme noticiado no site institucional da universidade[news.ulusiada.pt].
A Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada, representou o consórcio e interveio na reunião conjunta dos grupos responsáveis pelos centros de excelência, realizada no dia 19.
O encontro proporcionou um espaço de partilha entre instituições, especialistas e equipas dedicadas à transformação das práticas de ensino e aprendizagem, reunindo pela primeira vez os representantes dos sete consórcios:
-
INOV-NORTE (Universidade do Porto)
-
PEDAGOGIA XXI (Universidade Lusíada)
-
CEIP INOV3P (Universidade de Coimbra)
-
SAPIEN (Universidade Nova de Lisboa)
-
EPIC (Universidade do Minho)
-
CECAM (Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa)
-
INOV@U (Universidade de Lisboa)
A construção coletiva deste ecossistema académico reforça o compromisso com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade do ensino superior em Portugal, impulsionando uma colaboração estratégica entre os centros de excelência.
O projeto Pedagogia XXI, lançado em julho de 2024, visa impulsionar a inovação e a excelência no ensino superior privado, reunindo 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. O projeto integra medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo a articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas, para fomentar o sucesso das aprendizagens e o bem-estar nas relações pedagógicas. O centro está integrado no programa de investimento Impulso Mais Digital, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
A criação do CNIPES, regulamentada pelo Decreto Regulamentar n.º 4/2024, de 4 de novembro (alterado pela Declaração de Retificação n.º 40/2024/1, de 10 de dezembro), visa promover a inovação pedagógica e a formação dos docentes do ensino superior. O CNIPES assume um papel central de aconselhamento ao Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o bem-estar das comunidades académicas, apostando numa mudança estrutural na forma como se ensina em Portugal (fonte: CNIPES).
