Professora Ana Meireles organiza ciclo de aulas abertas
19/11/2025 9:11
No âmbito da Unidade Curricular de Psicologias Aplicadas, decorreram várias aulas abertas para os/as estudantes do 3º ano da Licenciatura em Psicologia, do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada, do Porto, organizadas pela Prof.ª Doutora Ana Meireles.
No dia 6 de novembro, a aula aberta dedicou-se ao tema “Vida Independente e Inclusão”, com a participação do Dr. Rui Machado, Diretor Técnico do Centro de Apoio à Vida Independente da APPACDM do Porto, reconhecido pelo seu percurso de ativismo e intervenção social na promoção dos direitos das pessoas com deficiência e na defesa de uma sociedade mais inclusiva.
O orador destacou a importância de garantir a igualdade de oportunidades, a autodeterminação e a valorização da diversidade humana, sublinhando que a vida independente é um direito e não um privilégio. Enfatizou ainda a necessidade de eliminar barreiras sociais, físicas e atitudinais, promovendo a autonomia e a participação plena das pessoas com deficiência na comunidade.
O Dr. Rui Machado abordou, também, o seu trabalho na área da sexualidade e deficiência, nomeadamente, na desmistificação de tabus e preconceitos associados à afetividade e à vivência da sexualidade em contextos de diversidade funcional. O orador evidenciou como a experiência profissional e o envolvimento comunitário podem ser instrumentos de mudança e transformação social, inspirando uma reflexão sobre o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
Já no dia 14 de novembro, a aula aberta abordou a “Intervenção Psicológica na Promoção do Bem-Estar em Contexto de Ensino Superior”, com a participação da Dr.ª Vera Pinto, psicóloga integrante do projeto SABES.UL, que foi convidada a apresentar a sua experiência profissional nos domínios da promoção do bem-estar académico, da intervenção psicológica e do acompanhamento de estudantes com necessidades educativas específicas.
Ao longo da sessão, a oradora destacou o trabalho de avaliação e intervenção em contextos clínicos e educacionais, bem como a colaboração em iniciativas de apoio à inclusão e ao desenvolvimento de competências adaptativas. Abordou o Project SEARCH, um programa colaborativo de capacitação e empregabilidade, que prepara jovens neurodivergentes para a transição para o mercado de trabalho, através de estágios em contexto real, envolvendo escolas, entidades empregadoras e serviços especializados. Foram discutidas, também, algumas ferramentas utilizadas na prática da psicologia em contexto clínico e educativo.
Durante a sessão, a convidada descreveu, ainda, o seu papel no âmbito do Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental da Universidade Lusíada (SABES.UL), destacando a importância da promoção da literacia e adaptação ao contexto universitário, e do desenvolvimento de competências transversais, bem como, o suporte ao programa de mentoria e voluntariado e a intervenção individual e em grupo, de acordo com as necessidades específicas.
