Professora Joana Cruz participa em jornadas sobre leitura e escrita
23/07/2025 12:07

A Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), participou, no dia 16 de julho de 2025, nas "7.ᵃˢ Jornadas Psicopedagógicas do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa", realizadas no Auditório do Museu Municipal de Penafiel. O encontro teve como temática central "A competência leitora em foco — Cultivar mentes, alimentar almas" e reuniu professores, psicólogos em funções no Agrupamento, estudantes e encarregados de educação em dois painéis formativos, nos quais se apresentaram e debateram resultados de projetos educativos locais.
A Professora Joana Cruz fez a sua intervenção no 1.º painel – "Prevenir e potenciar competências de leitura e de escrita" – no qual foram apresentados os resultados do projeto de intervenção local no âmbito destas competências, tendo sido, igualmente, propostas novas dinâmicas a implementar. No 2.º painel – "Do tik-tok para a estante: como o book-tok está a mudar a leitura" –, constituído, exclusivamente por alunos, discutiram-se as novas tendências de leitura.
Sendo "a leitura uma ferramenta essencial para o acesso ao conhecimento e a uma cidadania ativa", estas jornadas tiveram como objetivos:
- Promover o recurso a ferramentas promotoras da leitura;
- Reconhecer, de forma fundamentada, a importância da monitorização e da intervenção precoce na melhoria da competência leitora;
- Promover a melhoria das práticas pedagógicas e a intencionalidade das mesmas;
- Discutir hábitos de leitura.
O evento desenvolveu temáticas relevantes no âmbito da pedagogia e da psicologia, no que constituíram um momento de formação para os intervenientes acerca dos desafios de promoção da leitura assente numa didática inclusiva. Este tipo de abordagem no ensino tem como prerrogativa aprofundar e tornar visíveis aspetos e ângulos que correlacionem os sujeitos envolvidos, dentro da diversidade de condutas individuais perante um determinado conteúdo de aprendizagem, neste caso a linguagem escrita.
A Professora Joana Cruz coordena, presentemente, no CIPD, vários projetos de investigação relacionados com estas temáticas: "Desempenho em leitura no 2.º CEB"; "Fluência de leitura no 2.º ano: da avaliação à promoção"; e "Promoção de competências matemáticas e de literacia emergente". Publicou, ainda, em coautoria, o livro "Promover a fluência de leitura: uma intervenção preventiva"(julho de 2024), obra que integra a Coleção CIPD, uma edição da Universidade Lusíada Editora, "[...] dedicada a todos os educadores, profissionais e pais comprometidos com a missão crucial de desenvolver as competências de leitura nas gerações futuras [porque] a leitura é uma ferramenta inestimável, que abre portas a um vasto mundo de conhecimentos e experiências [...]".
7ª Jornadas Psicopedagógicas - vídeo