Professora Joana Cruz participa em jornadas sobre leitura e escrita

23/07/2025 12:07

Professora Joana Cruz participa em jornadas sobre leitura e escrita

 

Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), participou, no dia 16 de julho de 2025, nas "7.⁠ᵃˢ Jornadas Psicopedagógicas do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa", realizadas no Auditório do Museu Municipal de Penafiel. O encontro teve como temática central "A competência leitora em foco — Cultivar mentes, alimentar almas" e reuniu professores, psicólogos em funções no Agrupamento, estudantes e encarregados de educação em dois painéis formativos, nos quais se apresentaram e debateram resultados de projetos educativos locais.

Professora Joana Cruz fez a sua intervenção no 1.º painel – "Prevenir e potenciar competências de leitura e de escrita" – no qual foram apresentados os resultados do projeto de intervenção local no âmbito destas competências, tendo sido, igualmente, propostas novas dinâmicas a implementar. No 2.º painel – "Do tik-tok para a estante: como o book-tok está a mudar a leitura" –, constituído, exclusivamente por alunos, discutiram-se as novas tendências de leitura.

Sendo "a leitura uma ferramenta essencial para o acesso ao conhecimento e a uma cidadania ativa", estas jornadas tiveram como objetivos:

  • Promover o recurso a ferramentas promotoras da leitura;
  • Reconhecer, de forma fundamentada, a importância da monitorização e da intervenção precoce na melhoria da competência leitora;
  • Promover a melhoria das práticas pedagógicas e a intencionalidade das mesmas;
  • Discutir hábitos de leitura.

O evento desenvolveu temáticas relevantes no âmbito da pedagogia e da psicologia, no que constituíram um momento de formação para os intervenientes acerca dos desafios de promoção da leitura assente numa didática inclusiva. Este tipo de abordagem no ensino tem como prerrogativa aprofundar e tornar visíveis aspetos e ângulos que correlacionem os sujeitos envolvidos, dentro da diversidade de condutas individuais perante um determinado conteúdo de aprendizagem, neste caso a linguagem escrita.

A Professora Joana Cruz coordena, presentemente, no CIPD, vários projetos de investigação relacionados com estas temáticas: "Desempenho em leitura no 2.º CEB"; "Fluência de leitura no 2.º ano: da avaliação à promoção"; e "Promoção de competências matemáticas e de literacia emergente". Publicou, ainda, em coautoria, o livro "Promover a fluência de leitura: uma intervenção preventiva"(julho de 2024), obra que integra a Coleção CIPD, uma edição da Universidade Lusíada Editora, "[...] dedicada a todos os educadores, profissionais e pais comprometidos com a missão crucial de desenvolver as competências de leitura nas gerações futuras [porque] a leitura é uma ferramenta inestimável, que abre portas a um vasto mundo de conhecimentos e experiências [...]".

7ª Jornadas Psicopedagógicas - vídeo



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar