FAA participa no evento Mais do que Casas: como vamos habitar em abril de 2074? com exposição dos trabalhos desenvolvidos no MUDE

15/10/2024 10:10

FAA participa no evento Mais do que Casas: como vamos habitar em abril de 2074? com exposição dos trabalhos desenvolvidos no MUDE

 

Esta exposição foi o culminar de diversos eventos ao longo do ano letivo 23-24, com 2645 participantes, onde se inclui Docentes e Estudantes da “Chamada de Ideias - Abril 2074”; Relatores, Moderadores e Convidados dos três Encontros “Chamada de Ideias - Abril 2074”; Autores das “7 Visões”; Convidados e Moderadores dos Seminários #1 e #2 “Mais do que Casas / More than Housing”; e toda a equipa envolvida na conceção e produção da exposição “Mais do que Casas: Como vamos habitar em abril de 2074?”. Nela participaram as escolas de Arquitetura do país, Belas Artes, Engenharia Civil, e Arquitectura Paisagista, tornando-se um evento nacional.

A exposição estará aberta até 19 de janeiro de 2025, e todos os nossos estudantes a poderão visitar gratuitamente, devendo identificar-se junto da bilheteira do MUDE.

Esta iniciativa foi coordenada na FAAULN pelo Professor Miguel Malheiro.

Indicam-se a seguir os Estudantes e Professores que nela participaram, assim como os temas que serviram de mote ao desenvolvimento dos trabalhos expostos. 

FAAULN – PORTO

5º ANO
Tema
Habitar os Lugares do Passado
Conjuga-se a reabilitação do património construído com os desafios contemporâneos do habitar, procurando as várias associações que os edifícios têm para aquelas comunidades e para nós, as memórias que contêm e as narrativas que suportam, para moldar o futuro que podemos imaginar e criar. Reconverteu-se uma Fábrica de Conservas e reabilitaram-se um Palacete e um Bairro, em Matosinhos.

Professores
Miguel Malheiro e Alexandra Saraiva

Estudantes
Ana Patrícia Henriques, Beatriz Neves, Beatriz Oliveira, Bruna Santos, Clara Zenaide, Gabriella Harter, Gonçalo Moreira, Gonçalo Barbosa, Henrique Belo, Joana Nogueira, João Costa, Márcia Ferreira, Mariana Mesquita, Mirzia Massango, Rafael Moreira, Shélcia Lélis.

2º ANO
Tema
Casa como Cidade como Casa
Exploramos a noção de habitar estendida além do privado, investigando o ato de habitar para sociabilizar, partilhar e tornar mais sustentável o uso urbano. Tornar a cidade mais disponível e coesa, invoca a possibilidade de pensar a cidade como ‘casa-ampliada’, com equipamentos e serviços partilhados como satélites domésticos. Tornar a casa mais ‘urbana’ solicita espaços mais fluidos abertos ao exterior.

Professores
Ricardo Vieira de Melo, Sérgio Amorim, Alexandra Chaves e João Cardoso

Estudantes
Kássia Freitas, Anabela Loureiro, Inês Pires, Matilde Veloso, Ricardo Cruz, Rodrigo Amaral, Sara Tavares, Tomás Fonseca

FAAULN – FAMALICÃO

5º ANO
Tema
SMILE – Visões para o Habitar em Territórios Rurais Periurbanos
“SMIILE” apela ao positivismo de um novo habitar, em busca de imaginários para transformar a paisagem rural periurbana. Sobre a matemática regular ou irregular das matrizes de composição, desenharam-se diferentes modelos, alguns que invocam a interculturalidade e, ainda, outros que se fazem híbridos e transformáveis para acolherem, no tempo, as vontades dos seus habitantes.

Professores
Rogério Amoêda, Maria Tavares e Carla Carvalho

Estudantes
Jorge Ferreira, Helena Silva, Marta Falcão

2º ANO
Tema
Habitações para o Maior Número: Ensaios sobre Lugares em Pausa em Contexto Urbano
Refletimos sobre formas peculiares da morfologia da cidade de Famalicão, como palco para inúmeras perspetivas de investigação sobre o Direito à mesma. Testamos estratégias de composição que respondam à enorme diversidade que a cidade acolhe num tempo de urgência, mais do que modelos de habitação. Densificamos e Permeabilizamos lugares em pausa, como forma de oferecer à cidade mais do que casas.

Professores
Maria Tavares; César Machado Moreira; Ricardo Caetano de Freitas;

Estudantes
Luís Ferros; Leonor Sá