Novidade editorial: "Promover a fluência de leitura: uma intervenção preventiva"

25/07/2024 16:07

Novidade editorial:

 

UL Editora acaba de publicar, neste mês de julho de 2024, o livro "Promover a fluência de leitura: uma intervenção preventiva", obra que integra a Coleção CIPD, do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), unidade de investigação da Universidade Lusíada (Lisboa) no domínio da Psicologia, da autoria da Professora Doutora Joana Cruz, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e diretora do CIPD, da Professora Doutora Sofia Mendes, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do CIPD, da Professora Doutora Sofia Marques, também docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do CIPD, da Doutora Bruna Rodrigues, da Professora Doutora Diana AlvesMestre Ana Lemos, e da Professora Doutora Irene Cadime, "[...] dedicada a todos os educadores, profissionais e pais comprometidos com a missão crucial de desenvolver as competências de leitura nas gerações futuras [porque] a leitura é uma ferramenta inestimável, que abre portas a um vasto mundo de conhecimentos e experiências [...]".

A obra reflete sobre as "[...] dificuldades de aprendizagem na leitura poderem afetar decisivamente a aprendizagem noutras áreas, levando a desigualdades e obstáculos escolares ao longo do tempo. Neste sentido, as escolas devem adotar um modelo de prevenção que garanta um ensino de qualidade (prevenção primária), intervenções validadas para alunos que não respondem à instrução universal (prevenção secundária), e apoio intensivo para os que necessitam de suporte adicional (prevenção terciária)."

Considera-se, ainda, que "[...] a identificação precoce do risco nos primeiros anos de escolaridade é crucial para prevenir dificuldades na leitura [sendo que] a fluência de leitura é um bom indicador do desempenho em leitura, pois condiciona diretamente a compreensão leitora." Constata-se, no entanto, que há "[...] escassez de propostas de intervenção validadas cientificamente para desenvolver esta competência [e] o presente livro apresenta uma descrição conceptual da fluência de leitura, seguida de uma revisão das caraterísticas das intervenções que a investigação científica tem demonstrado serem eficazes para promover esta competência." É destacado "[...] o uso de práticas baseadas em evidência e o papel crucial do professor e da família [...]" e, na parte final, "[...] descreve-se uma intervenção sistemática, detalhando estratégias, frequência, duração e materiais para monitorizar o desempenho dos alunos e a fidelidade da intervenção. O livro conclui com os resultados da implementação e avaliação dos efeitos desta intervenção em alunos com desempenho típico e em risco de dificuldades na fluência de leitura."



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