Jornadas de Psicologia da Educação

27/07/2023 10:07

Jornadas de Psicologia da Educação

 

As Jornadas de Psicologia da Educação decorreram a 21 de julho, tendo como tema a avaliação e intervenção na literacia emergente. O encontro, que procurou juntar estudantes, investigadores e profissionais de psicologia e educação, focou-se este ano no projeto PAL - Promover a Leitura. Este projeto, encontra-se em curso no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da Universidade Lusíada, tendo como parceiros a Universidade do Minho, a Universidade do Porto e escolas de âmbito público e privado.

A Professora Doutora Diana Alves, da Universidade do Porto, apresentou o DUCLE, uma ferramenta de Despiste Universal de Competências de Literacia Emergente. Esta comunicação foi enriquecida com os contributos da Dra. Maria do Céu Cosme, da Câmara Municipal de Valongo, que refletiu sobre as implicações práticas da utilização do instrumento em contexto escolar. Seguiu-se uma reflexão sobre a utilização de meios digitais na promoção da literacia emergente, apresentada pela Professora Doutora Joana Cruz, da Universidade Lusíada do Porto e comentada pela Dra. Maria Luísa Moreira, educadora de infância no Agrupamento de Escolas de Valadares. A temática foi aprofundada com a abordagem sobre o impacto do desenvolvimento profissional nas crenças e práticas de literacia emergente, trazida pela Professora Doutora Irene Cadime, da Universidade do Minho. O encerramento esteve a cargo da Doutora Helena Fonseca, Subinspetora-Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Estas jornadas foram organizadas pelas Professoras Doutoras Sofia Mendes e Joana Cruz do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, e contou com mais de uma centena de participantes.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar