Cursos / 2º Ciclo / / Mestrado em EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Apresentação

Com o objectivo de melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psico-sócio-educativa, o Mestrado em Educação Especial pretende contribuir para a formação especializada dos professores, educadores e demais agentes que actuam no contexto educativo, desenvolvendo a sua profissionalidade docente e de competência em apoio educativo, tendo em vista uma resposta eficaz às necessidades educativas dos estudantes e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à diversidade e à integração. Pretende-se proporcionar uma formação que permita ao profissional em exercício na Educação Especial, num modelo de trabalho em equipa multidisciplinar, a implementação de programas de educação-formação que promovam a aquisição e desenvolvimento de competências de planificação / programação (desenvolvimento de programas de intervenção), de prestação de serviços directos (intervenção nas áreas curriculares), de prestação de serviços indirectos (apoio ao professor do ensino regular), de formação em serviço (colaboração na formação de professores), de educação parental (processos de envolvimento parental), de administração e gestão (elaboração de planos educativos especiais, formação e coordenação de equipas), entre outros.

Saídas Profissionais

Para além das atividades de docência e de investigação, o 2º Ciclo em Educação Especial visa preparar os mestrandos, nomeadamente, para intervir junto de: - Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira Congénita; - Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo; - Escolas de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão; - Escolas de Referência para a Educação do Ensino Bilingue de Alunos Surdos; - Escolas de Referência para a Intervenção Precoce na Infância; - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial; - Centros de Recursos de para a Inclusão; - Instituições privadas de educação especial.

Destinatários

O curso está orientado, preferencialmente, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para além destes profissionais, o Curso serve também outros agentes educativos, como psicólogos, sociólogos, juristas, técnicos de serviço social, auxiliares de acção educativa, etc.

Regulamentação

(Despacho n.º 370/2010 - Diário da República, 2.ª série - n.º 3 - 6 de Janeiro de 2010)

Relatório de auto-avaliação



Registo Ciclo de estudos DGES: Processo n.º (publicado em )

Plano de Estudos

1º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
N2005 ÉTICA E DEONTOLOGIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 2º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2001 MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL 1º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2009 OPÇÃO 1 1º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2010 OPÇÃO 2 2º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2008 QUESTÕES APROFUNDADAS EM APOIO À CEGUEIRA E À BAIXA VISÃO 2º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2003 QUESTÕES APROFUNDADAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE 1º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2006 QUESTÕES APROFUNDADAS EM MULTIDEFICIÊNCIA 2º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2002 QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS COGNITIVOS E MOTORES 1º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2004 QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS DA PERSONALIDADE E DA CONDUTA 1º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
N2007 QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA 2º Sem 160 30(TP) + 20(OT) 6
2º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
N2015 DISSERTAÇÃO Anual 1440 40(OT) 54
N2012 ESTÁGIO COM RELATÓRIO FINAL Anual 1440 40(OT) + 960(E) 54
N2011 SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE INTERVENÇÃO Anual 160 80(S) 6
N2016 TRABALHO DE PROJECTO Anual 1440 40(OT) 54


Propina e condições de pagamento

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