Cursos / 2º Ciclo / / Mestrado em EDUCAÇÃO ESPECIAL
Apresentação
Com o objectivo de melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psico-sócio-educativa, o Mestrado em Educação Especial pretende contribuir para a formação especializada dos professores, educadores e demais agentes que actuam no contexto educativo, desenvolvendo a sua profissionalidade docente e de competência em apoio educativo, tendo em vista uma resposta eficaz às necessidades educativas dos estudantes e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à diversidade e à integração. Pretende-se proporcionar uma formação que permita ao profissional em exercício na Educação Especial, num modelo de trabalho em equipa multidisciplinar, a implementação de programas de educação-formação que promovam a aquisição e desenvolvimento de competências de planificação / programação (desenvolvimento de programas de intervenção), de prestação de serviços directos (intervenção nas áreas curriculares), de prestação de serviços indirectos (apoio ao professor do ensino regular), de formação em serviço (colaboração na formação de professores), de educação parental (processos de envolvimento parental), de administração e gestão (elaboração de planos educativos especiais, formação e coordenação de equipas), entre outros.
Saídas Profissionais
Para além das atividades de docência e de investigação, o 2º Ciclo em Educação Especial visa preparar os mestrandos, nomeadamente, para intervir junto de: - Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira Congénita; - Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo; - Escolas de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão; - Escolas de Referência para a Educação do Ensino Bilingue de Alunos Surdos; - Escolas de Referência para a Intervenção Precoce na Infância; - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial; - Centros de Recursos de para a Inclusão; - Instituições privadas de educação especial.
Destinatários
O curso está orientado, preferencialmente, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para além destes profissionais, o Curso serve também outros agentes educativos, como psicólogos, sociólogos, juristas, técnicos de serviço social, auxiliares de acção educativa, etc.
Regulamentação
(Despacho n.º 370/2010 - Diário da República, 2.ª série - n.º 3 - 6 de Janeiro de 2010)
Relatório de auto-avaliaçãoRegisto Ciclo de estudos DGES: Processo n.º (publicado em )
Plano de Estudos
1º ANO | Tempo de Trabalho (horas) |
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Código | Unidade Curricular | Tipo | Total | Contacto | ECTS |
N2005 | ÉTICA E DEONTOLOGIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 2º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2001 | MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 1º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2009 | OPÇÃO 1 | 1º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2010 | OPÇÃO 2 | 2º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2008 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM APOIO À CEGUEIRA E À BAIXA VISÃO | 2º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2003 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE | 1º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2006 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM MULTIDEFICIÊNCIA | 2º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2002 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS COGNITIVOS E MOTORES | 1º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2004 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS DA PERSONALIDADE E DA CONDUTA | 1º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
N2007 | QUESTÕES APROFUNDADAS EM PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA | 2º Sem | 160 | 30(TP) + 20(OT) | 6 |
2º ANO | Tempo de Trabalho (horas) |
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Código | Unidade Curricular | Tipo | Total | Contacto | ECTS |
N2015 | DISSERTAÇÃO | Anual | 1440 | 40(OT) | 54 |
N2012 | ESTÁGIO COM RELATÓRIO FINAL | Anual | 1440 | 40(OT) + 960(E) | 54 |
N2011 | SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE INTERVENÇÃO | Anual | 160 | 80(S) | 6 |
N2016 | TRABALHO DE PROJECTO | Anual | 1440 | 40(OT) | 54 |
Propina e condições de pagamento