Cursos / 2º Ciclo / / Mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

English Version

Apresentação

O 2º Ciclo de Estudos em Psicologia, diz respeito à formação especializada correspondente ao Mestrado, com duração de 2 anos letivos, perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS). O primeiro ano dos Mestrados em funcionamento no IPCE é exclusivamente dedicado à componente curricular e visa apresentar e aprofundar conteúdos específicos ligados à área na qual se insere o Mestrado, para além de desenvolver metodologias avançadas de investigação. Trata-se de uma formação completa e integrada em Psicologia, que visa dotar os mestrandos de conhecimentos científicos (conhecimento acumulado na literatura científica da Psicologia e partilhada na comunidade de investigadores, professores e profissionais de Psicologia), de competências técnicas (conjuntos integrados de conhecimentos e capacidades, através dos quais os problemas colocados na prática profissional possam ser resolvidos) e de competências de investigação (saberes integrados e mobilizados necessários à conceção e realização de investigações). Finalmente pretende-se fomentar o interesse pela aquisição de novos saberes e competências, o espírito de pesquisa e uma atitude que assegure uma aprendizagem ao longo da vida. No segundo ano, o estudante terá possibilidade de optar entre a realização de uma investigação, um estágio em contexto real de trabalho ou um projecto, na respectiva área de especialização, de acordo com o Dec. Lei nº 74/2006. Os planos de estudos dos mestrados contemplam sessões de tutoria para orientação de dissertação ou orientação de estágio / projecto e alguns contemplam ainda seminários temáticos de investigação ou de intervenção. O estágio visa iniciar o aluno na prática profissional sob supervisão, de maneira a que este desenvolva competências fundamentais à sua futura actividade profissional. Desde logo se salientam as competências instrumentais, que passam pela capacidade de integração de aspetos teóricos e práticos da sua própria aprendizagem. Igualmente importante será o desenvolvimento de competências interpessoais, onde se deve pôr em destaque o trabalho de grupo, a relação de ajuda e, mais especificamente, a colaboração com outros profissionais da Psicologia/Educação e de áreas afins, bem como a participação na discussão de “casos” que se encontrem em seguimento na instituição de acolhimento do aluno. Como competências sistémicas, há a referir o início da utilização de procedimentos e técnicas próprias da atividade de um profissional da respetiva área sob rigorosa supervisão. Relativamente ao trabalho de investigação, prevê-se a elaboração de um projeto, onde a componente empírica assumirá particular ênfase no caso dos estudantes que pretendam obter acesso ao 3º Ciclo. Este projeto será acompanhado por um orientador com experiência científica relevante na área em causa, que o ajudará a entrar em contacto com a pesquisa básica ou aplicada que se desenrola no domínio do saber em causa. Do ponto de vista morfológico, os estudantes deverão apresentar uma dissertação que será submetida à apreciação de um júri constituído para o efeito, de acordo com os requisitos da Lei Portuguesa. Tal como acontece com o estágio e com a dissertação, a opção pelo projeto inclui orientação que tem como principal finalidade auxiliar o estudante no desenvolvimento do mesmo, transmitir-lhe conhecimentos especializados e expandir as suas competências necessárias. A experiência de projeto constitui também uma mais valia para a formação de profissionais de prática psicológica, contribuindo para um maior rigor e contextualização na análise dos problemas e das potencialidades de mudança e na escolha e adaptação de métodos apropriados à especificidade de cada situação, bem como maior capacitação para a necessária avaliação da intervenção realizada.

Saídas Profissionais

Para além das atividades de docência e de investigação, e motivado pelas diversas necessidades individuais, grupais e institucionais, no propósito de prever situações de inadaptações e incapacidades, tem-se por certo que o detentor do grau de Mestre em Psicologia da Educação, será um especialista com sólida preparação científica e prática capaz de intervir nos seguintes contextos: - Serviço de psicologia escolar, no apoio psicopedagógico e orientação vocacional; - Instituições de educação especial, no apoio à reabilitação de pessoas com necessidades educativas especiais em diferentes graus de ensino e formação; - Autarquias, em programas de desenvolvimento social, de promoção da saúde, da educação/formação parental e de intervenção comunitária; - Outras organizações que visem a formação ao longo da vida.

Destinatários

Licenciados em Psicologia.

Regulamentação

(Despacho n.º 368/2010 - Diário da República, 2.ª série - n.º 3 - 6 de Janeiro de 2010)

Relatório de auto-avaliação



Registo Ciclo de estudos DGES: Processo n.º (publicado em )

Plano de Estudos

1º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
M7004 AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA 1º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
M7010 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 2º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
M7009 ÉTICA E DEONTOLOGIA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7001 MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7002 MODELOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO 1º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
M7005 OPÇÃO 1 1º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7011 OPÇÃO 1 2º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7012 OPÇÃO 2 2º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7006 OPÇÃO 2 1º Sem 104 15(TP) + 20(OT) 4
M7008 ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL 2º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
M7007 PSICOLOGIA DA FAMÍLIA 2º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
M7003 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 1º Sem 156 30(TP) + 20(OT) 6
2º ANO Tempo de Trabalho
(horas)
Código Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
M7019